Suíços desenvolvem carregamento ultrarrápido em 72 segundos para veículos urbanos

03/01/2023

Em testes, a tecnologia foi capaz de recarregar uma bateria de 7,2 kWh em 120 segundos (98% de carregamento) até 900A (360 kW) ou 72 segundos para 80% da carga.

O tempo de carregamento dos veículos elétricos, especialmente quando estão equipados com baterias de grande capacidade, ainda é um aspeto a melhorar.

A empresa Morand afirma ter uma patente de uma tecnologia, a que apelidou de Morand eTechnology, que promete recarregar uma bateria mais rapidamente.

A Morand eTechnology é uma bateria recarregável ultrarrápida que “tem o potencial de revolucionar a mobilidade” – recarregando veículos urbanos em 72 segundos para 80% da sua carga. A eTechnology utiliza células inovadoras de ultracapacitores híbridos (HUC) da Sech SA em combinação com controladores avançados para recarregar e descarregar rapidamente.

Mais de 50.000 ciclos

De acordo com a empresa suíça, a Morand eTechnology é capaz de carregar e descarregar com extrema rapidez “e confiabilidade muito maior do que outros sistemas de armazenamento de energia”. É ideal para aplicações que requerem carregamentos rápidos de 5 minutos semi-frequentes.

Embora as baterias químicas típicas possam ter uma vida útil esperada de 3.000 a 5.000 ciclos, as células nos packs de energia da Morand podem facilmente completar mais de 50.000 ciclos com uma classificação C de 50, segundo alega a empresa.

Para validar as suas afirmações, a Morand refere ter testado a Morand eTechnology de forma independente pela Geo Technology. Esses testes demonstraram a capacidade da eTechnology de recarregar em menos de 2 minutos (3 módulos de 400V e 2,4 kWh cada) até 900A / 360 kW. Ou seja, uma bateria de 7,2 kWh em 72 segundos para atingir 80%.

Os 98% de carga seriam alcançados em dois minutos e os 100% em 2.5 minutos.

É verdade que a bateria do ensaio tem uma capacidade pequena (7,2 kWh), mas se esta lógica se mantiver, teremos para uma bateria de 40 kWh um tempo de carregamento de 700 segundos (até 80%).

Morand explica que essa tecnologia é adequada para veículos urbanos pequenos, estilo Citroën Ami, que possui baterias de 5,5 kWh ou mesmo bicicletas elétricas e drones.