Superchargers: Tesla pode cobrar uma taxa por carregamentos acima dos 90%

23/11/2023

A ideia da Tesla é reduzir os congestionamentos nas redes de Superchargers e aumentar a disponibilidade da infraestrutura, ao incentivar os condutores a carregarem apenas o necessário para a sua viagem.

Na rede de supercarregadores da marca de Elon Musk já são aplicadas taxas por inatividade a qualquer veículo que esteja a ocupar um Supercharger, caso a estação esteja com uma taxa de ocupação de pelo menos 50%, após a sessão de carregamento ter sido concluída. As taxas por inatividade duplicam quando a taxa de ocupação da estação é 100%.

Agora, a criação nos Estados Unidos de uma nova taxa especial para ocupação desnecessária, que será aplicada em determinadas regiões e situações de maior afluência, no valor de 1 dólar por cada minuto que um veículo permaneça conectado ao carregador após atingir 90% de capacidade da bateria.

Na página oficial da marca norte-americana, pode ler-se a seguinte explicação:
“Em determinados locais de Supercharging, as taxas de congestionamento substituirão as taxas de inatividade. Uma taxa de congestionamento é uma taxa que você paga quando um Supercharger está ocupado e a bateria do seu veículo está acima de um determinado nível. Você pode ver o nível de carga da bateria onde as taxas de congestionamento se aplicam na tela sensível ao toque do seu veículo.

As taxas de congestionamento só se aplicam quando:

– O Supercharger está ocupado
– A bateria do seu veículo já está no nível da taxa de congestionamento ou acima dele

Se cumprir todos os critérios acima durante a sessão de Supercharging, receberá um alerta na aplicação Tesla. Você terá um período de carência de cinco minutos para desconectar seu veículo e sair antes que as taxas de congestionamento sejam aplicadas. Após o período de carência, será cobrada uma taxa por cada minuto que permanecer conectado ao Supercharger.

Esta taxa incentiva os motoristas a carregar apenas o necessário para a viagem, em vez de carregar 100%. Isso aumenta a disponibilidade dos Superchargers para que todos tenham acesso quando precisarem”.