SUV vão começar a pagar mais para estacionar

14/07/2023

Paris arranca com a discussão da medida que castiga os formatos automóveis mais avantajados, mas outras cidades devem seguir o exemplo.

O formato automóvel da moda volta a ser alvo de polémica, depois de conhecida a proposta que pretender levar os condutores de SUV (Sport Utility Vehicle) a pagarem mais pelo estacionamento na cidade de Paris. A ideia é minimizar o impacto que estas viaturas têm na poluição ambiental, devido às dimensões e peso avantajados.

Entre os defensores da medida está Frédéric Badina-Serpette, representante do partido Os Verdes (EELV), que alerta para este fenómeno que denominou de ‘autobesidade’, com base em estudos que revelam que “entre 1960 e 2017, o peso das viaturas aumentou em média 62%, a sua largura 14%, e a sua altura 21%” e que isso tem impacto direto na cidade, até porque os carros SUV representam já 15% dos 1,15 milhões de veículos particulares que são estacionados nas ruas de Paris”, explica o jornal Le Figaro.

A medida, aprovada no mês passado em assembleia municipal, faz parte de uma estratégia que visa travar o aumento de SUV na cidade e incentivar a aquisição de veículos mais compactos e leves, por norma também menos poluentes.

Escolher um SUV vai fazer com que pague (também) mais em combustível

A revista britânica ‘Which?’, que comparou o custo do gasto de combustível de um SUV com o de outros veículos, chegando a uma conclusão simples: ter um SUV é mais dispendioso do que ter um modelo equivalente em motorização mas numa carroçaria mais tradicional.

A revista calculou o dispêndio médio com o combustível ao longo de quatro anos para os condutores de SUV de todas as dimensões (compactos, pequenos, médios e grandes), tendo encontrado grandes diferenças de consumos entre esses e os seus semelhantes tradicionais.

No caso dos SUV de maiores dimensões (Volvo XC90, Land Rover Discovery Sport ou BMW X5, entre outros), o diferencial de preços para uma carrinha de tamanho semelhante (Audi A4 Avant ou BMW Série 5 Touring, etc.) ascende a 1561 libras esterlinas, cerca de 1870 euros em conversão atual. Mesmo os monovolumes, como o Volkswagen Sharan saem mais ‘económicos’ em termos de custos com o combustível ao fim de um ano.

A razão está na arquitetura dos veículos – um SUV tende a ser mais pesado e menos eficiente no lado aerodinâmico, em contraponto com as carrinhas, que apesar de serem também de grandes dimensões, podem beneficiar de menor atrito aerodinâmico.