Táxis aéreos elétricos realizaram viagem entre duas cidades chinesas

11/03/2024

A AutoFlight, pioneira do eVTOL, apresentou o primeiro voo de demonstração de táxi aéreo elétrico intermunicipal do mundo entre as cidades de Shenzhen e Zhuhai, no sul da China.

A aeronave Prosperity eVTOL (descolagem e aterragem elétrico vertical) de cinco lugares da AutoFlight completou um marco significativo ao voar de forma autónoma a rota de 50 km de Shenzhen a Zhuhai. O voo de Shenzhen para Zhuhai através do Delta do Rio das Pérolas demorou apenas 20 minutos, uma viagem que exigiria três horas de carro. Esta conquista marca o primeiro voo público mundial de uma aeronave eVTOL numa rota marítima e interurbana, atravessando a baía onde o Rio das Pérolas encontra o mar, conectando as duas cidades do sul da China, Shenzhen e Zhuhai.

Este voo é um marco significativo no desenvolvimento e no caminho para a certificação desta nova forma de mobilidade. A rota entre Shenzhen e Zhuhai faz parte do futuro cenário de tráfego aéreo planeado pelo governo regional à medida que desenvolve sua estratégia de “economia de baixa altitude” que verá a abertura de milhares de vertiportos e centenas de rotas aéreas eVTOL em toda a área da Grande Baía, no sul da China. Os cenários de aplicação em baixa altitude incluirão transporte de passageiros, turismo, logística e serviços de emergência. No curto prazo, estão em desenvolvimento planos para atingir 300.000 voos de carga de UAV nesta região por ano.

Tian Yu, fundador, CEO e copresidente da AutoFlight disse: “Estamos entusiasmados em mostrar hoje as capacidades de ponta do AutoFlight no primeiro voo de demonstração eVTOL cruzado e interurbano do mundo. Trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e parceiros aqui e em outras jurisdições ao redor do mundo, continuaremos a impulsionar esta revolução para trazer opções de voo eVTOL seguras, eficientes, sustentáveis e acessíveis para cidades ao redor do mundo.”

Parceira da AutoFlight na região, Heli-Eastern, uma importante transportadora de aviação geral de baixa altitude e provedora de serviços de helicóptero, assinou recentemente um acordo com a AutoFlight para comprar 100 aeronaves Prosperity eVTOL de passageiros. A aeronave será usada em rotas como a demonstrada pela AutoFlight, do porto de balsas de Shekou, em Shenzhen, ao porto de balsas de Jiuzhou, em Zhuhai, bem como de outros centros de transporte na região.

Tian Yu continuou: “Saudamos calorosamente a nossa forte cooperação com a Heli-Eastern e, juntos, estamos a avançar rapidamente para rotas de táxi aéreo totalmente operacionais em toda a região”.

O voo de demonstração ocorreu numa das áreas mais densamente povoadas do mundo, onde vivem cerca de 86 milhões de pessoas, e num espaço aéreo que faz fronteira com vários aeroportos internacionais, incluindo Hong Kong, Shenzhen e Macau. O voo apresentou a tecnologia de aviação de ponta da AutoFlight num ambiente altamente complexo e a sua dedicação à segurança e à conformidade regulatória ao ultrapassar os limites da mobilidade aérea urbana.

O voo de demonstração foi totalmente autónomo, com certificação para voos de passageiros tripulados prevista para aproximadamente dois anos. Chamados de táxis aéreos, os eVTOLs não necessitam de aeroportos ou pistas tradicionais. Semelhante aos helicópteros, eles decolam verticalmente e fazem a transição para o modo de voo de asa fixa no ar, navegando em altas velocidades como as grandes aeronaves tradicionais. A aeronave oferece um desempenho elétrico, seguro, confortável, sustentável e acessível, com níveis de ruído significativamente mais baixos do que as aeronaves tradicionais.

Prosperity foi desenhado por Frank Stephenson, o renomado designer que revolucionou o Mini e o Fiat 500, e criou designs icônicos para Ferrari, McLaren e Maserati, entre muitos outros, antes de direcionar seu talento de design para os céus e o reino dos táxis voadores.