LMS: E se a tecnologia conseguisse antecipar e anular um engarrafamento?

14/09/2018

Um dos grandes problemas da mobilidade nas grandes cidades prende-se com os engarrafamentos e com a entrada de cada vez mais veículos nas cidades. Mas, e se os sistemas de informação do veículo conseguissem encontrar rotas alternativas com tanta antecedência que, em última instância, eliminariam a própria existência de um engarrafamento?

Esta é a visão da Volkswagen, que no Lisbon Mobi Summit, revelou os seus planos para o futuro, com Martin Hofmann, Chief Information Officer na companhia alemã, a indicar que há formas avançadas que estão a ser trabalhadas para melhorar a mobilidade urbana. Crucialmente, não só os veículos autónomos, mas também a própria compilação de dados, o seu tratamento e utilização prática.

“Os veículos autónomos são só uma parte do esforço para tentar reduzir os engarrafamentos nas grandes cidades. Mas há outras formas. Será que conseguimos evitar os engarrafamentos antes de acontecem?”, interrogou Hofmann, dando depois o exemplo daquilo que tem sido feito pelo centro de investigação da Volkswagen no âmbito das tecnologias de informação.

“Fizemos um trabalho em Pequim, na China, com base nos dados locais de Táxis em que reunindo a informação de vários dias e tratando esses mesmos dados, conseguimos enviar rotas distintas para o sistema de navegação dos veículos e assim fazer com que encontrassem rotas alternativas e, assim, os engarrafamentos nunca acontecessem”, explicou, definindo então a “conectividade e autonomia como chaves para a mobilidade”.

Ainda assim, apontou, para construir uma plataforma de informação útil e bastante forte, “precisamos de trabalhar em conjunto com as cidades”.