Pavimento com tecnologia que reduz a velocidade dos veículos sem a intervenção dos condutores está em testes numa passadeira em Matosinhos, no distrito do Porto.

A tecnologia desenvolvida pela ‘startup’ Pavnext consiste na instalação de uma estrutura na superfície do pavimento que permite captar a energia cinética do veículo e, desta forma, reduzir a velocidade dos carros de forma autónoma. “Sem nenhuma ação dos condutores, sem causar desconforto aos ocupantes do veículo. “Sem gerar ruído e sem a necessidade de qualquer dispositivo no veículo”, afirma a empresa.

De acordo com os autores do projeto, o sistema é capaz de converter com uma elevada eficiência a energia captada dos veículos em energia elétrica.

“Como os nossos dispositivos são implementados em zonas de redução de velocidade, estamos a reciclar uma energia tipicamente desperdiçada, perdida no processo de redução de velocidade, num tipo de energia útil. Além disso, armazenamos a energia elétrica produzida, para que ela possa ser usada somente quando necessário, de forma mais eficiente. Conseguimos utilizar esta energia em vários dispositivos elétricos no local, sendo uma das principais aplicações em dispositivos de segurança rodoviária. Esta energia pode também ser injetada na rede elétrica”, pode ler-se no site da empresa, que remete para o vídeo explicativo abaixo:

Além deste projeto, a Pavnext, incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto, está também a testar outra tecnologia, um sinal luminoso que deteta o movimento de peões junto à mesma passadeira e que acende um conjunto de LED para avisar os condutores da presença de uma pessoa na faixa de rodagem.