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Teorema de Pininfarina coloca o condutor ao centro sem volante

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Ao fim de 90 anos a produzir versões específicas para outros construtores, incluindo criações icónicas como o Ferrari 250 GT SWB, o Peugeot 504 ou popular Fiat 124 Sport Spider, a Pininfarina vai por fim construir os seus próprios automóveis, exclusivamente elétricos e sempre com uma forte componente de design.

O Teorema Concept é o mais recente projeto da casa italiana, elaborado na íntegra com recurso às técnicas de realidade virtual e realidade aumentada, com a participação dos especialistas da Continental.

O protótipo foi desenhado com base num chassis modular desenvolvido pela Benteler, e serve para antecipar um futuro modelo elétrico com 5,4 metros de comprimento e apenas 1,4 metros de altura.

Na imagem, destaque para a frente muito estilizada com avantajadas entradas de ar laterais para canalizar o ar da dianteira para a traseira, melhorando muito a eficiência aerodinâmica e a permitir anunciar ganhos importantes para a autonomia.

Condutor ao centro, mas sem volante

No interior, ainda mais arrojo. Os cinco bancos rebatíveis, desenhados pela reputada Poltrona Frau, arrumam-se na invulgar disposição de 1+2+2 lugares, com o condutor em posição central, mas sem um volante convencional à sua frente.

O concept está pensado para incorporar tecnologia de condução autónoma de nível 4, embora esteja disponível um modo Drive, que permite que o ocupante mais à frente assuma o comando da viatura (por meio do que parece ser uma espécie de joystick…), além de um modo Rest, que admite a transformação do habitáculo num amplo espaço de convívio ou reuniões, sendo possível girar os bancos a 180 graus.

No modo autónomo, as janelas e o para-brisas podem ser transformados em ecrãs gigantes para a consulta de informações várias mediante a ligação 5G e sistema de realidade aumentada via WayRay.

O acesso ao interior do carro faz-se pela parte traseira.