Tesla cria taxa para penalizar carregamentos acima de 90%

29/11/2023

Além da atual taxa de inatividade cobrada nos seus SuperChargers, a Tesla está já a aplicar nos EUA uma nova tarifa de congestionamento para evitar carregamentos acima de 90% para que mais pessoas usufruam dos postos.

 

Atualmente, a Tesla penaliza com a aplicação de uma taxa adicional os condutores que, depois de carregarem a bateria dos seus veículos nos Supercarregadores, mantêm os seus veículos estacionados, ocupando o espaço que poderia ser utilizado por outro condutor. Esse extra é a tarifa de inatividade.

Por cada minuto adicional que o veículo permanecer ligado a um Supercharger, o proprietário estará sujeito a uma taxa por inatividade.

As taxas por inatividade aplicam-se apenas quando uma estação Supercharger está com uma taxa de ocupação de pelo menos 50%.

Essa taxa de inatividade em Portugal tem o valor de €0,50 por cada minuto em que o veículo elétrico é deixado estacionado ocupando a vaga.
As taxas por inatividade duplicam quando a taxa de ocupação da estação é 100%, pelo que se todos os postos de recarga estiveram ocupados, o condutor paga €1/minuto.

Se o veículo for retirado no período de cinco minutos, a taxa fica sem efeito.

“Criámos a rede de Superchargers para permitir experiências de viagem agradáveis e sem complicações. Como tal, compreendemos como pode ser frustrante chegar a uma estação e encontrar todos os lugares ocupados por veículos totalmente carregados. Para criar uma melhor experiência para todos os proprietários, vamos introduzir uma taxa por inatividade de frota que visa aumentar a disponibilidade dos Superchargers”, justifica o construtor.

Congestionamento

A Tesla está agora a avançar para uma outra taxa que deverá irá complementar a de inatividade. Essa nova taxa (tarifa de congestionamento) está, por enquanto, a ser introduzida nos EUA, mas é muito provável que venha a ser aplicada nos demais mercados com Superchargers.

Nos EUA, a nova tarifa imporá uma taxa de 1 dólar por minuto aos condutores que deixarem as viaturas ligadas à corrente a carregar a bateria acima de 90% de carga, havendo um período de carência de cinco minutos.

Se continuarem a deixar o veículo estacionado no Supercarregador, a tarifa de inatividade é também aplicada, mesmo que haja mais espaços livres na mesma estação.

A partir desse momento, será cobrado 1 dólar por minuto decorrido, mesmo que a bateria não esteja a 100% de sua capacidade.

NÃO HÁ LIMITES DE VALOR, PELO QUE UM “ESQUECIMENTO” POR UM LONGO PERÍODO PODE SAIR CARO.

O objetivo da Tesla com essa nova medida é dissuadir os automobilistas de carregar os seus veículos a 100% da sua capacidade, favorecendo que mais condutores possam beneficiar desses pontos. Do que se sabe neste momento é que a marca de Elon Musk irá aplicar essa tarifa, por enquanto, apenas em Supercarregadores específicos, mais concretamente os que se localizam em áreas de alto tráfego.

A aplicação Tesla permite que os proprietários possam monitorizar remotamente o seu automóvel, emitindo um alerta quando o carregamento estiver quase concluído, e um novo alerta depois de o veículo estar totalmente carregado.

“Esta tarifa incentiva os condutores a carregarem apenas o necessário para sua viagem, em vez de carregar até 100%. Isso aumenta a disponibilidade dos Supercarregadores para que todos tenham acesso quando precisarem”, afirma a marca.