Tesla Cybertruck: nova pick-up elétrica só não resiste à inflação

01/12/2023

À prova de bala e com preço (muito) acima do anunciado, o Tesla Cybertruck arranca finalmente a sua carreira comercial no mercado americano, mais de 4 anos depois de ter sido revelado o protótipo.

Numa cerimónia muito ao estilo de Elon Musk, o CEO da Tesla voltou a destacar a robustez do novo Cybertruck, com o seu exoesqueleto em aço inoxidável ultra resistente, para reduzir amolgadelas, danos e corrosão a longo prazo, ao mesmo tempo que permite reparações simples e rápidas. Segundo a marca, esta “armadura” com rodas resiste ao impacto de balas de metralhadora, provando-o com uma demonstração em vídeo.

Em palco, Musk demonstrou as potencialidades do Armor Glass, os vidros acústicos da pick-up que podem resistir ao impacto de uma bola de basebol lançada a 112 km/h.

Contudo, as credenciais da pick-up da Tesla não se esgotam na sua capacidade de resistir a quase tudo, também há sofisticação e inovação. O modelo está equipado com sistema de direção by wire (sem ligação física entre as rodas e o volante), com eixo traseiro direcional, para bater o Model S em matéria de manobrabilidade, diz Elon Musk…

O raio de viragem do Tesla Cybertruck varia consoante a velocidade, tornando-se mais ágil e fácil nas manobras mais lentas. Além disso, conta com suspensão adaptativa nas quatro rodas, que proporciona 30,5 cm de curso e até 43,2 cm de distância ao solo, e o sistema de vectorização do binário, em benefício da dinâmica.

No interior, espaço suficiente para cinco adultos (com menor desafogo em altura nos lugares posteriores) e dois ecrãs, um, enorme, com 18,5 polegadas, instalado ao centro do painel de bordo, outro na traseira, com 9,4 polegadas. O teto panorâmico integra o equipamento de série.

Portento de força com 845 CV
Como veículo de trabalho, um número impressionante: 4990 kg, que é o peso máximo que o Cybertruck pode rebocar. Enquanto a capacidade máxima admitida para a caixa de carga é de uma tonelada.

O Cybertruck será oferecido inicialmente em duas versões, com dois e três motores, sempre com tração integral. O Cybertruck AWD, oferece uma potência combinada de 600 cv, podendo cumprir a medição de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos.

O desempenho elétrico também impressiona, ao anunciar uma autonomia para 547 km, registo impressionante para veículo que medes 5,7 metros e pesa mais de três toneladas!
No topo da gama, a Cybertruck Cyberbeast, com três motores elétricos que geram potência máxima de 845 cv, para uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos!

A Tesla, para ilustrar as capacidades dinâmicas muito acima da média, exibiu um vídeo onde pode ver-se a nova pick-up bater um Porsche 911 numa prova de aceleração de quarto de milha, enquanto rebocava um segundo 911 num atrelado…

Preços (muito) acima do anunciado
Anunciado em 2019 com o preço de referência de 40.000 dólares, o Tesla Cybertruck AWD (com dois motores) está disponível no mercado americano a partir de 79.990 dólares (73.468 euros), enquanto os preços do Cyberbeast (com três motores elétricos) arrancam nos 99.990 dólares (91.837 euros).

Em 2025, uma versão mais acessível, só com tração traseira, vai juntar-se à gama Cybertruck, mas também essa com um preço acima do anunciado: 60.990 dólares (56.017 euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.