Tesla deverá bater recorde de vendas, mas abaixo das metas de Musk

30/12/2023

A Tesla deverá registar outro trimestre com um recorde de vendas de automóveis, mas ficará provavelmente aquém da ambiciosa meta anual de 2 milhões de veículos que Elon Musk anunciou no início do ano.

Perante o recuo das vendas, a Tesla aproveitou as suas margens líderes na indústria e baixou os preços dos seus quatro modelos de automóveis a nível mundial ao longo de 2023, focando-se, por exemplo, na China, onde a marca perdeu quota de mercado para os fabricantes locais, como a BYD.

Por outro lado, o abrandamento da procura de veículos elétricos levou alguns fabricantes de automóveis a reverem os seus planos de eletrificação, deixando a Tesla como líder indiscutível no mercado dos Estados Unidos.

A Tesla deverá vir a entregar qualquer coisa como 1,82 milhões de veículos a nível global em 2023, um aumento de 37% em relação a 2022, com cerca de 473.000 unidades apenas no quarto trimestre.

Em janeiro, Musk disse que a Tesla teria o potencial de atingir 2 milhões de unidades entregues este ano. Porém, ainda em outubro, avisou que o aumento dos juros dos empréstimos estava a pressionar a procura.

O objetivo da Tesla é atingir uma taxa média de crescimento anual de 50% ao longo de vários anos.

Fonte: Automotive News Europe