A marca nipónica já patenteou o seu sistema antirroubo nos Estados Unidos da América (EUA), com o intuito de impedir assaltos aos seus automóveis. Graças a um conjunto de sensores que detetam a tentativa de invasão, o sistema envia um comando para o módulo eletrónico central que se encarrega de bloquear a ignição do motor e ‘inunda’ o habitáculo com aquele gás causador de irritações prolongadas nas mucosas dos olhos, nariz, boca e pulmão (resultando em dificuldades respiratórias).
A ideia não é apenas ‘atirar’ gás lacrimogéneo contra o transgressor, uma vez que este sistema de fragrâncias consegue também lançar cheiros ‘positivos’. É composto por um ‘Controlador de Fragrâncias’, um ‘Imobilizador’, um ‘Gerador de Fragrâncias’ e um ‘Recetor de Informação’ que comunica com o smartphone do proprietário, concedendo a informação sobre que utilizador é que est+a no carro e emitindo um perfume adequado. Já uma “tentativa de arranque ilegítima” é recebida com gás lacrimogéneo.
O sistema pode também emitir fragrâncias capazes de neutralizar os odores após cada utilização.
O sentinela da Tesla
Neste momento, esta tecnologia ainda é apenas uma ideia de patente, não tendo, para já, aplicação prática, mas bem diferente é o sistema da Tesla para afastar os meliantes do interior dos seus automóveis.O denominado Sentry Mode tem por objetivo proteger os bens do proprietário que estejam no interior dos veículos, monitorizando continuamente o ambiente em redor. Ativado pelo proprietário, o sistema fica em modo ‘Stand-by’, recorrendo às câmaras externas para detetar eventuais ameaças. Uma pessoa que se apoie ou incline para o veículo ativa o modo ‘Alert’, transmitindo uma mensagem para o ecrã central do interior do modelo a indicar que “as câmaras estão a gravar”.
Num caso mais severo, tal como a quebra de um vidro, o Sentry Mode entra no modo ‘Alarm’ e ativa o alarme, aumenta a luminosidade do ecrã central e ativa o sistema de áudio no máximo. Chegados a este estado, os proprietários recebem um alerta na sua aplicação de smartphone relativo ao incidente. As imagens são gravadas numa pen – colocada pelo condutor – e correspondem aos dez minutos anteriores ao do alerta.
Esta funcionalidade começou por ser disponibilizada aos Model 3, mas estender-se-á gradualmente aos Model S e Model X produzidos a partir de agosto de 2017.
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