Ao longo dos anos, as marcas automóveis e as companhias que produzem alarmes não têm poupado esforços no desenvolvimento de sistemas antirroubo eficazes que reduzam esse tipo de criminalidade. Contudo, se a Tesla tem já um sistema bem ‘audível’, a Toyota encontra-se a trabalhar num sistema que atira gás lacrimogéneo contra o criminoso.

A marca nipónica já patenteou o seu sistema antirroubo nos Estados Unidos da América (EUA), com o intuito de impedir assaltos aos seus automóveis. Graças a um conjunto de sensores que detetam a tentativa de invasão, o sistema envia um comando para o módulo eletrónico central que se encarrega de bloquear a ignição do motor e ‘inunda’ o habitáculo com aquele gás causador de irritações prolongadas nas mucosas dos olhos, nariz, boca e pulmão (resultando em dificuldades respiratórias).

A ideia não é apenas ‘atirar’ gás lacrimogéneo contra o transgressor, uma vez que este sistema de fragrâncias consegue também lançar cheiros ‘positivos’. É composto por um ‘Controlador de Fragrâncias’, um ‘Imobilizador’, um ‘Gerador de Fragrâncias’ e um ‘Recetor de Informação’ que comunica com o smartphone do proprietário, concedendo a informação sobre que utilizador é que est+a no carro e emitindo um perfume adequado. Já uma “tentativa de arranque ilegítima” é recebida com gás lacrimogéneo.

O sistema pode também emitir fragrâncias capazes de neutralizar os odores após cada utilização.

O sentinela da Tesla

Neste momento, esta tecnologia ainda é apenas uma ideia de patente, não tendo, para já, aplicação prática, mas bem diferente é o sistema da Tesla para afastar os meliantes do interior dos seus automóveis.

O denominado Sentry Mode tem por objetivo proteger os bens do proprietário que estejam no interior dos veículos, monitorizando continuamente o ambiente em redor. Ativado pelo proprietário, o sistema fica em modo ‘Stand-by’, recorrendo às câmaras externas para detetar eventuais ameaças. Uma pessoa que se apoie ou incline para o veículo ativa o modo ‘Alert’, transmitindo uma mensagem para o ecrã central do interior do modelo a indicar que “as câmaras estão a gravar”.

Num caso mais severo, tal como a quebra de um vidro, o Sentry Mode entra no modo ‘Alarm’ e ativa o alarme, aumenta a luminosidade do ecrã central e ativa o sistema de áudio no máximo. Chegados a este estado, os proprietários recebem um alerta na sua aplicação de smartphone relativo ao incidente. As imagens são gravadas numa pen – colocada pelo condutor – e correspondem aos dez minutos anteriores ao do alerta.

Esta funcionalidade começou por ser disponibilizada aos Model 3, mas estender-se-á gradualmente aos Model S e Model X produzidos a partir de agosto de 2017.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.