Tesla já está a formar ‘exército’ de robôs humanóides

17/05/2023

Elon Musk parou desenvolvimento do Tesla mais acessível para dar prioridade ao Optimus, um robô que substitui os humanos em trabalhos difíceis e perigosos. Mostrou o primeiro protótipo funcional na última convenção de Tesla dedicada à inteligência artificial, num formato que estava ainda longe daquilo que foi anunciado pelo homem mais rico do mundo.

A promessa foi então de ter o robô a andar “num par de semanas” e acelerar o desenvolvimento do bot que vai ser produzido em massa e vai custar abaixo de 20.000 dólares, menos do que qualquer carro da empresa.

Prometeu… e parece estar a cumprir. No vídeo mais recente da marca, o robô da Tesla para substituir humanos em algumas tarefas já caminha em formação!

O primeiro Tesla com duas pernas para andar

O Optimus tem a figura de um humano de estatura média, com uma altura de 1,76m e 57kg de peso, sendo capaz de transportar volumes até 20kg.

E será “pacífico”, garantiu Musk na apresentação, comentando que não será difícil de dominá-lo pela força e ou fugir dele. “Quem conseguir correr a mais de 8 km/h não terá qualquer problema”…

O robô bípede vai ter vários usos possíveis, desde as funções mais utilitárias, em tarefas repetitivas nas linhas de montagem de uma fábrica, por exemplo, ou como auxiliar em operações de salvamento, em situações difíceis ou perigosas para as pessoas, como são os casos de desastres naturais, de furacões e de tremores de terra.