Publicidade Continue a leitura a seguir

Tesla multada por reduzir capacidade das baterias nos carros antigos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tesla acusada de reduzir a autonomia e a velocidade dos carregamentos das baterias do Model S da geração anterior.

Tribunal da Noruega condenou a Tesla a indemnizar os seus clientes por diminuir a capacidade das baterias dos seus modelos da geração anterior, reduzindo também a velocidades de carregamento das mesmas. De acordo com o jornal Nettavise, a marca de Elon Musk está obrigada naquele país a pagar cerca de 13 mil euros a cada um dos 30 queixosos, num caso que pode envolver milhares de clientes e centenas de milhões de euros.

Em causa está uma alegada atualização de software operada em 2019, em unidades do Model S fabricadas entre 2013 e 2015, que afetou a duração das baterias dos veículos. Os clientes da marca reclamaram junto das autoridades norueguesas, que reporta casos de autonomia anormalmente reduzida e velocidades de carregamento mais lentas na rede supercarregadores da marca. A Tesla tem até ao dia 30 de maio para pagar a multa e apresentar recurso junto das entidades competentes.

Nos EUA, a marca californiana de elétricos enfrentou ação judicial coletiva nos mesmos moldes, com vários proprietários de modelos da geração anterior a acusarem a empresa de manipulação para redução da autonomia dos seus carros em até 64 km.