De acordo com os analistas da empresa sediada Zurique, Suíça, no trabalho que visou apurar os avanços dos principais protagonistas da indústria automóvel na área da eletrificação, a marca de Elon Musk aparece em posição destacada ao apresentar a tecnologia mais avançada no mercado. Mesmo quando aquele grupo de especialistas reconhece que a diferença para concorrência é agora significativamente mais curta.
Os especialistas da UBS revelam que o design da Tesla é o melhor, mas a vantagem competitiva da marca da Califórnia é agora menor, não apenas pelos avanços dos rivais na tecnologia, mas também porque não dispõe da capacidade para produzir todas células de bateria que necessita, obrigando a recorrer a fornecedores como Panasonic, a LG ou a CATL, que também trabalham com outras marcas.
Segundo o estudo, o Grupo Volkswagen é o rival que está mais perto da Tesla. O gigante alemão prepara um investimento de cerca de 33.000 milhões de euros para os próximos cinco anos e colocou em marcha um muito bem gizado programa de cooperação entre as várias marcas do consórcio na caminhada para a eletrificação, com Projeto Artemis.
“Ainda que a Tesla continue a ser líder com a melhor tecnologia de motorização, a sua vantagem no preço das células de baterias é menor e dependerá do novo design patenteado para o futuro”, pode ler-se no comunicado que acompanha a publicação do estudo.
A UBS refere-se às células de bateria 4680, apresentadas em setembro no evento Tesla Battery Day, e que deve chegar à produção em 2021 no Model Y, anunciando redução de 56% nos custos de produção e ganhos de 54% em autonomia.“Será uma estrutura ligada com células para assegurar uma transferência otimizada entre as folhas de aço superiores e inferiores, eliminando a maioria das partes centrais da carroçaria, oferecendo ainda uma melhor rigidez torsional”, revelou Elon Musk, no referido evento.