Tesla tem a melhor bateria do mercado

30/12/2020

A Tesla mantém o estatuto de referência no desenvolvimento de baterias para automóveis elétricos, apesar do progresso rápido das marcas concorrentes. Esta a principal conclusão de um relatório recentemente promovido pela sociedade de serviços financeiros UBS, apurados os resultados do estudo comparativo exaustivo com baterias utilizadas de sete outros fabricantes, entre os quais estavam Volkswagen, Toyota, BMW e General Motors.

De acordo com os analistas da empresa sediada Zurique, Suíça, no trabalho que visou apurar os avanços dos principais protagonistas da indústria automóvel na área da eletrificação, a marca de Elon Musk aparece em posição destacada ao apresentar a tecnologia mais avançada no mercado. Mesmo quando aquele grupo de especialistas reconhece que a diferença para concorrência é agora significativamente mais curta.

Os especialistas da UBS revelam que o design da Tesla é o melhor, mas a vantagem competitiva da marca da Califórnia é agora menor, não apenas pelos avanços dos rivais na tecnologia, mas também porque não dispõe da capacidade para produzir todas células de bateria que necessita, obrigando a recorrer a fornecedores como Panasonic, a LG ou a CATL, que também trabalham com outras marcas.

Segundo o estudo, o Grupo Volkswagen é o rival que está mais perto da Tesla. O gigante alemão prepara um investimento de cerca de 33.000 milhões de euros para os próximos cinco anos e colocou em marcha um muito bem gizado programa de cooperação entre as várias marcas do consórcio na caminhada para a eletrificação, com Projeto Artemis.

“Ainda que a Tesla continue a ser líder com a melhor tecnologia de motorização, a sua vantagem no preço das células de baterias é menor e dependerá do novo design patenteado para o futuro”, pode ler-se no comunicado que acompanha a publicação do estudo.

A UBS refere-se às células de bateria 4680, apresentadas em setembro no evento Tesla Battery Day, e que deve chegar à produção em 2021 no Model Y, anunciando redução de 56% nos custos de produção e ganhos de 54% em autonomia.

“Será uma estrutura ligada com células para assegurar uma transferência otimizada entre as folhas de aço superiores e inferiores, eliminando a maioria das partes centrais da carroçaria, oferecendo ainda uma melhor rigidez torsional”, revelou Elon Musk, no referido evento.