Teste – Mazda 2 Skyactiv-G 1.5: Utilitário divertido

02/04/2024

Aos 20 anos de idade, o Mazda 2 original, foi alvo de uma remodelação tanto no exterior, como no interior. As novidades, são exclusivas ao modelo com motor de combustão e não no híbrido, que tem por base o Toyota Yaris Hybrid.

 

Agora com quatro novos níveis de equipamento – Centre-Line, Homura, Exclusive-Line e Homura Aka – a geração 2023 do Mazda2 recebe, entre outros elementos, uma nova grelha dianteira e novos para-choques e duas cores exteriores que fazem a sua estreia nas opções do citadino: Aero Grey e Air Stream Blue. Já no interior, as alterações passam por uma conjugação de cores, nomeadamente no painel de instrumentos, de acordo com a cor exterior do modelo escolhida pelo cliente.

O modelo ensaiado dispunha da motorização Skyactiv-G 1.5 com 75 cv, sendo que a marca disponibiliza mais dois níveis de potência: 90 cv e 115 cv, todos aspirados. O comportamento dinâmico é surpreendentemente divertido. A caixa manual de seis velocidades é bem escalonada, o motor é linear e o chassis é comunicativo, previsível e aceita mudanças de direção sem reclamar, graças ao sistema G-Vectoring Control Plus (GVC Plus), que permite melhorar a estabilidade dinâmica.

Em percurso misto obtivemos uma média de consumo na ordem dos 5,8l/100km, – mais 1 litro que o anunciado pela marca – mas, que pensamos ser adequado para um motor que acaba por obrigar a fazer uma utilização mais intensa da caixa de velocidades.

No quotidiano o Mazda 2 é confortável. A qualidade dos materiais é boa, há um revestimento almofadado no topo do tablier e diferentes texturas nas portas. Atrás, há espaço para dois adultos, com razoável conforto. A bagageira disponibiliza apenas 250 litros, e o acesso tem um desnível que dificulta sobretudo as operações de descarga.

 

O ecrã de info-entretenimento é controlado pelo comando rotativo que se encontra na consola central entre os bancos da frente, e dispõe de Apple CarPlay e Android Auto sem fios, cruise control e Bluetooth integrado. A segurança está contemplada com diversas ajudas, entre as quais destacamos a manutenção na faixa de rodagem e a leitura de sinais com limite de velocidade.

 

Os preços começam nos 20.860€ para a versão Centre-Line

A versão ensaiada Homura Aka + Navi na Cor White Pearl custa 26.929€

AVALIAÇÃO
Qualidade geral
8,5
Prestações
7,5
Espaço
7,5
Segurança
8,5
Condução
8,5
Consumos
7,5
Preço/Equipamento
8