Agora com quatro novos níveis de equipamento – Centre-Line, Homura, Exclusive-Line e Homura Aka – a geração 2023 do Mazda2 recebe, entre outros elementos, uma nova grelha dianteira e novos para-choques e duas cores exteriores que fazem a sua estreia nas opções do citadino: Aero Grey e Air Stream Blue. Já no interior, as alterações passam por uma conjugação de cores, nomeadamente no painel de instrumentos, de acordo com a cor exterior do modelo escolhida pelo cliente.
O modelo ensaiado dispunha da motorização Skyactiv-G 1.5 com 75 cv, sendo que a marca disponibiliza mais dois níveis de potência: 90 cv e 115 cv, todos aspirados. O comportamento dinâmico é surpreendentemente divertido. A caixa manual de seis velocidades é bem escalonada, o motor é linear e o chassis é comunicativo, previsível e aceita mudanças de direção sem reclamar, graças ao sistema G-Vectoring Control Plus (GVC Plus), que permite melhorar a estabilidade dinâmica.
Em percurso misto obtivemos uma média de consumo na ordem dos 5,8l/100km, – mais 1 litro que o anunciado pela marca – mas, que pensamos ser adequado para um motor que acaba por obrigar a fazer uma utilização mais intensa da caixa de velocidades.
O ecrã de info-entretenimento é controlado pelo comando rotativo que se encontra na consola central entre os bancos da frente, e dispõe de Apple CarPlay e Android Auto sem fios, cruise control e Bluetooth integrado. A segurança está contemplada com diversas ajudas, entre as quais destacamos a manutenção na faixa de rodagem e a leitura de sinais com limite de velocidade.
Os preços começam nos 20.860€ para a versão Centre-Line
AVALIAÇÃO | |
Qualidade geral 8,5 | |
Prestações 7,5 | |
Espaço 7,5 | |
Segurança 8,5 | |
Condução 8,5 | |
Consumos 7,5 | |
Preço/Equipamento 8 | |
7.6 PONTUAÇÃO GERAL |