Em pouco mais de cinco minutos, de forma totalmente gratuita e sem sair do carro, será possível realizar o teste de diagnóstico para o novo coronavírus. O sistema já está em funcionamento no Porto; seguem-se Lisboa, Cascais e Gaia.

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o intuito principal de facilitar os testes laboratoriais a casos suspeitos de infeção por COVID-19, avançam os centros móveis que tornam possível a realização de testes de diagnóstico sem que os pacientes saiam do interior dos seus automóveis.

Duas estruturas do tipo ‘drive thru’, pensadas para aliviar os hospitais, evitando novos focos de contágio e reduzindo também o risco de colapso dos serviços, já estão em funcionamento no Porto, no Queimódromo. No próximo fim-de-semana abrem dois centros móveis em Lisboa, no Parque das Nações e na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar. Cascais e Gaia também contarão com estruturas semelhantes.

Até 400 testes por dia

O primeiro centro de diagnóstico móvel, no Porto, terá capacidade para realizar até 400 testes por dia, estando o acesso limitado unicamente a suspeitos de infeção devidamente referenciados pelo SNS e após terem sido sinalizados através da linha SNS24. E com hora marcada, para evitar congestionamentos.

Sob a coordenação direta da ARS-Norte, os testes estão a realizar-se numa infraestrutura improvisada, onde é possível chegar de carro e esperar o apoio de um assistente de saúde, que realiza o exame através da janela do automóvel, num processo que não demora mais de cinco minutos.

O modelo foi ‘importado’ da Coreia do Sul, onde os especialistas referem que o sistema tem a grande vantagem de contribuir para uma redução da afluência e movimento no interior dos hospitais.