Desportivo icónico da Lancia esteve guardado durante mais de três décadas e agora pode valer mais de meio milhão de euros em leilão.

No início dos anos 70, a Lancia decidiu substituir o Fulvia HF no campeonato do mundo de ralis, mas em vez de avançar para a criação de uma versão de competição a partir de um modelo de série, desenvolveu um carro de corrida, que produziu em série muito limitada de versões de estrada para possibilitar a homologação. Assim nasceu o Stratos, fabricado pela pela Bertone, com desenho assinado por Marcello Gandini, chassis tubular, uma repartição do peso de 46% à frente e 54% atrás e motor V6 de 192 cavalos de origem Ferrari.

Embora nunca tenha sido um sucesso comercial, o Lancia Stratos venceu três títulos mundiais entre 1974 e 1976 e foi um dos mais vitoriosos carros de rali de sempre na marca italiana.

A raridade e o seu palmarés desportivo bastam explicam o valor elevado do modelo para colecionadores, mas quando se trata de exemplares tão bem estimados como a unidade 44 de apenas 492 produzidas, então a fasquia fica ainda mais elevada.

Falamos do carro com o chassis 001544, com carroçaria num típico Rosso Arancio (vermelho laranja), entregue em Turim a um homem chamado Giuseppe Capra, que o terá vendido em 1980 a Massimo Lota, que registou o modelo em Roma, fez com ele 50 mil quilómetros em quatro anos… e arrumou-o na garagem até 2017.

Passaram exatamente 33 anos até que o Stratos foi resgatado da garagem onde estava esquecido debaixo de um manto espesso de pó.

Seguiu-se uma viagem para os Estados Unidos e muitas trocas de mãos, até chegar à atual morada. Foi alvo de um restauro completo que incluiu a reconstrução da caixa de velocidades (original) e apresentar-se-á como uma das principais atrações do leilão da Gooding&Company, no próximo dia 3 de março.

O valor estimado de venda estará entre os 550.000 e os 650.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.