No recente lançamento da sua fábrica de BEV, a Toyota Motor Corporation (Toyota) revelou que a produção da sua próxima geração de BEV (veículos elétricos a bateria) terá o início em 2026.
A Toyota revelou quatro baterias de próxima geração, incluindo avanços de última geração com eletrólitos líquidos e sólidos, e fez uma antevisão de mais duas etapas com tecnologia de bateria de eletrólito sólido. Atualmente, a Toyota tem em curso três tecnologias para baterias de iões de lítio com eletrólitos líquidos: Performance, Popularised e High Performance.
Prevista para entrar no mercado entre 2026 e 2027, tem como trunfos ter mais de 600 quilómetros de autonomia e ser 40% mais barata do que a daquele SUV. Já a High Performance, que chegará um ano mais tarde, combina uma estrutura bipolar com a química de iões de lítio Li-Ion e um cátodo com alto teor de níquel. A tecnologia usada irá permitir autonomias superiores a 1000 quilómetros, desde que combinada com a perfeita aerodinâmica e o peso reduzido do veículo.