Toyota assina acordo para produzir hidrogénio verde

27/03/2022

Toyota, ENEOS e Woven Planet vão produzir hidrogénio verde em Woven City, a cidade protótipo do futuro que começou a ser feita no Japão.

A ENEOS e a Toyota Motor Corporation assinaram um acordo para explorar a produção e o uso de hidrogénio verde (produzido sem emissões de CO2) em Woven City, a cidade protótipo do futuro que a Toyota começou a construir no Japão.

Juntamente com a subsidiária da Toyota, a Woven Planet, as empresas estão a acelerar toda a gestão logística e técnica deste projeto.

A ENEOS e a Toyota decidiram iniciar a construção e operação de um posto de abastecimento de hidrogénio (H2) nas proximidades de Woven City para produzir e fornecer este combustível livre de CO2 para veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV – fuel Cell Electric Vehicles).

Juntos vão estudar e projetar um sistema eficiente de fornecimento e gestão da procura por hidrogénio verde.

A estação de abastecimento de H2 da ENEOS está programada para começar a operar antes da abertura da Woven City em 2024-2025.

Hidrogénio verde é produzido a partir de energia renovável. No caso deste projeto, trata-se de um posto com eletrolisadores para fornecimento de Woven City e com vista a ser usado num gerador a pilha de combustível a hidrogénio que será instalado dentro de Woven City pela Toyota.

Outro dos propósitos deste projeto é promover o uso de mobilidade a elétrica, movida por pilha de combustível a hidrogénio para a logística nas proximidades de Woven City.

Um dos aspetos interessantes é que o hidrogénio pode ser fornecido aos FCEV mesmo durante momentos de falha de energia, usando o H2 armazenado para operar um sistema de abastecimento de hidrogénio com um gerador estacionário a pilha de combustível. Permitindo que a função de alimentação externa dos FCEV seja utilizada para fornecer apoio energético onde a eletricidade é necessária.