Estreia acidentada para o e-Palette. O veículo autónomo da Toyota que deveria estrear-se em demonstrações com a frota oficial dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, atropelou um atleta invisual embora a uma velocidade muito baixa.

Do incidente resultaram ferimentos leves que impediram o judoca Aramitsu Kitazono de competir e a decisão da Toyota de interromper imediatamente todas as operações com as unidades autónomas de transporte e-Palette que operavam nos Jogos.

«Isto prova que os veículos autónomos ainda não são viáveis para as estradas», explicou Akio Toyoda, CEO da Toyota, lamentando o incidente.

A Toyota, que está a trabalhar com a polícia local para determinar a causa do acidente, já colocou em marcha uma investigação interna, explicou que o veículo estava imobilizado num cruzamento, devendo virar mediante o comando de controlo manual de um operador de segurança a bordo, mas, no momento da curva, o e-Palette atingiu o atleta, a uma velocidade de cerca de dois quilómetros por hora, confirmou o CEO da empresa.

O e-Palette, concebido para ser um veículo autónomo, teve a sua estreia no Salão Automóvel de Tóquio de 2019. E deveria fornecer um serviço de transporte circular para atletas e equipas nas vilas Paraolímpicas este ano.