Toyota C-HR Plug-in: são muitos os caminhos para a descarbonização

25/03/2024

Versão PHEV do modelo nipónico “aterra” no mercado nacional para provar que são muitos os caminhos da eletrificação e da descarbonização do ambiente. Os preços começam os 46.020 euros.

 

A Toyota continua a sua cruzada para a eletrificação com o lançamento do novo C-HR Plug-in, que se junta à variante híbrida, lançada em novembro de 2023. Trata-se de um modelo nuclear para a estratégia do gigante nipónico. Na apresentação do modelo, realizada em Marselha, França, a marca revelou alguns números que ajudam a compreender esta caminhada: em 2025, 84% da gama Toyota será eletrificada; em 2030, 58% terá emissões zero e em 2035, o objetivo será mesmo conseguir alcançar os 100%.

Segundo palavras da marca, o “inimigo é o CO2” e o combate não tem de ser feito com uma “tecnologia específica”. Fala até em “multitecnologia”. Esse é um bom ponto de parida para enquadrar a importância desta versão híbrida plug-in (PHEV) do Toyota C-HR, que se encontra já disponível para encomenda no mercado nacional por um valor base de 46.020 euros.

66 km sem emissões

O C-HR (Coupe-High Rider) é um valor seguro nas contas da Toyota: mais de 150.000 clientes na Europa, por ano, e 1.599 matrículas no mercado nacional. Números que obrigam a muita responsabilidade. E a marca parece ter acertado em cheio com esta versão PHEV que combina um motor a gasolina (2,0 litros com 152 cv de potência e 190 Nm de binário máximo) com outro elétrico: 120 kW (163 cv) e 208 Nm. No total, estes dois propulsores debitam 223 cv e disponibilizam um binário máximo de 208 Nm.

Os valores anunciados pela marca indicam uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração 0-100 km em 7.2 segundos. Dados que entusiasmam mais do que os oferecidos pela versão híbrida: 175 km/h de velocidade máxima e 9.9 segundos a cumprir os 0-100 km.

O C-HR PHEV conta com uma bateria com 13,8 kWh de capacidade que promete 66 km em modo totalmente elétrico, uma “reserva” que faz todo o sentido numa condução urbana. Os consumos médios anunciados andam entre 0,8 e 0,9 L/100 km e as 19 e as 20 g/km de CO2.

Os carregamentos podem ser feitos numa tomada doméstica (10 A, 2.3 KW), caso em que demorará 6h30 a carregar a 100% ou numa Wallbox (32A, 7.0 KW), reduzindo para 2h30 o carregamento 0-100%.

 

Propostas variadas

Existem várias opções de equipamento. A mais acessível é a Business, tal como o nome sugere, destinada às empresas, pelos já referidos 46.020 euros. Uma proposta que conta já com jantes de 18 polegadas, comandos digitais, ecrã multimédia com 8 polegadas, bancos dianteiros e volante aquecidos, câmara auxiliar traseira, sensores de estacionamento e cruise control adaptativo inteligente, entre vários outros argumentos.

Por sua vez, o nível Square Collection junta a esta lista a navegação e o carregamento sem fios para smartphone, o vistoso tejadilho Night Sky e o ecrã multimédia de 12,3″. P preço para esta versão é de 47. 890 euros, subindo para os 50.200 no caso da versão Lounge, que acrescenta ainda as jantes de 19″, tampa da bagageira elétrica, bancos em pele e tecido, iluminação ambiente, tejadilho panorâmico.

A versão mais exclusiva é a GR Sport Premiere Edition, proposta por 53.090 euros, juntando a tudo o mais os bancos desportivos em pele e Alcantara, jantes de 20 polegadas, sistema de head-up display e tejadilho Night Sky Plus, entre outros “mimos” tecnológicos.

Em vigor continua garantia Toyota Relax que chega aos 10 anos (ou 200m km), bastando, para o efeito, que o cliente faça a sua revisão numa oficina autorizada da marca.