A Toyota anunciou um investimento adicional de 500 milhões de dólares na Joby Aviation, uma empresa que desenvolve táxis aéreos elétricos.

 

O investimento visa contribuir para a certificação e produção comercial dos aviões elétricos da Joby Aviation. A empresa já está certificada como companhia aérea nos Estados Unidos e os seus aviões elétricos de descolagem vertical já receberam o aval técnico da força aérea norte-americana.

A aposta da Toyota na companhia reflete a transição do gigante automóvel de um fabricante de automóveis tradicional para uma empresa de mobilidade mais vasta.

Na cerimónia, o representante do construtor nipónico afirmou que “partilhamos a opinião de Joby de que os voos sustentáveis serão fundamentais para atenuar os desafios de mobilidade que persistem atualmente.”

Com este investimento adicional, o investimento total da Toyota na Joby Aviation ascende aos 894 milhões de dólares. Os 500 milhões de dólares agora investidos serão distribuídos em duas tranches.

Com esta aposta na construtora de táxis aéreos elétricos, a Toyota celebrou um acordo para uma aliança estratégica de fabrico, centrada nas fases iniciais de táxi aéreo da Joby Aviation.

Desde 2019 que os engenheiros da Toyota têm trabalhado em estreita colaboração com a equipa da Joby, aplicando os conhecimentos do Sistema de Produção da Toyota para racionalizar as operações.

JoeBen Bevirt, fundador e Diretor Executivo da Joby, afirmou: “o investimento de hoje baseia-se em quase sete anos de colaboração entre as nossas empresas. O conhecimento e o apoio partilhados pela Toyota têm sido fundamentais para o sucesso da Joby, e esperamos aprofundar a nossa relação à medida que concretizamos a nossa visão comum para o futuro das viagens aéreas.”

A Joby Aviation tem trabalhado ativamente na certificação dos seus táxis aéreos elétricos, tendo ainda recentemente começado o processo de certificação nos Emiratos Árabes Unidos e na Austrália.

A empresa está a construir uma nova área de produção que terá capacidade para 500 aviões/ano.