Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota Land Cruiser de 1972 custa o mesmo que um Ferrari novo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Preparador da Califórnia transformou um Toyota Land Cruiser FJ44 com meio século e mais de um milhão de quilómetros numa obra arte de 200 mil euros.

O Toyota Land Cruiser é um ícone incontornável da indústria automóvel, representando mais de oito décadas de tradição da marca japonesa na produção de veículos fora de série para o todo-o-terreno, desde que recebeu a primeira encomenda para uso militar em 1940. E, mesmo não sendo celebrado de forma tão intensa como outros modelos na categoria, como é, por exemplo, o Defender, o estatuto de automóvel de culto é inegável, bem como o seu valor para muitos dos indefetíveis da condução em fora de estrada.

Foi, precisamente, a pensar neste tipo de clientes que a Icon, empresa americana sediada na Califórnia, especializada no restauro de 4×4 clássicos, apresentou este ‘restomod’ de um Toyota Land Cruiser FJ44 de 1972.

O projeto impressiona pela espetacularidade dos detalhes, mantendo intocada a estética original de um exemplar com quase 50 anos e exatos 1.255.288 quilómetros inscritos no odómetro, modernizado para ser mais eficiente, mais seguro e rápido.

Os especialistas da Icon começaram por trocar o motor de fábrica por um novo V8 de 6,2 litros da General Motors, a debitar 440 CV de potência e 610 Nm. A este enorme motor está associada uma transmissão manual de cinco velocidades Aisin Warner AX15, e uma caixa de transferências de duas relações. A empresa também operou mudanças na afinação da direção do chassis e suspensões, que agora contam com amortecedores Fox Racing e pneumáticos BR Goodrich para ótimo desempenho dentro e fora do asfalto.

No exterior, o FJ44 manteve a mítica cor Verde Eucalyptus da carroçaria em alumínio e o teto e coberturas superiores das portas em lona com sete camadas.

Admirável mundo novo

A fórmula da Icon incluiu ainda um reforçado sistema de travões de disco, com pinças da Brembo e função hydroboost, para uma performance ainda mais eficaz, a somar a extensa lista de equipamentos modernos, brilhantemente ‘camuflados’ para não beliscar a estética original. O modelo recebeu novos assentos revestidos em couro, sistema de conetividade Apple CarPlay, navegação por satélite e câmara traseira.

Há, obviamente, um preço a pagar por todo este incrível trabalho de dedicação a um dos mais icónicos 4×4 de todos os tempos. O Toyota Land Cruiser da Icon custa no mercado americano 237.000 dólares (cerca de 195 mil euros), que é mais ou menos o mesmo que pede a Ferrari pelo superdesportivo Roma com motor de 620 CV. Mas, claro, gostos não se discutem…