Com o lançamento da próxima geração do Yaris, em meados de 2020, a Toyota irá aproveitar para lançar, pouco depois, uma variante SUV com base na mesma plataforma, a GA-B, para modelos compactos.

Este novo SUV de segmento B estará assim abaixo do bem-sucedido C-HR, ingressando num mercado cada vez mais concorrido, com cerca de 25 modelos já em contenda pela liderança e que tem modelos tão relevantes como o Renault Captur, Peugeot 2008, Kia Stonic, Hyundai Kauai ou Nissan Juke, entre muitos outros.

É de prever um visual muito semelhante ao do Yaris, mas também as mesmas soluções mecânicas, o que quer dizer que o sistema híbrido de nova geração que está a ser preparado para o utilitário estará presente no SUV ainda sem nome. Por enquanto, os detalhes desse novo SUV ainda são escassos, tendo a marca revelado um primeiro esboço num evento em Amesterdão, nos Países Baixos.

“Este modelo irá juntar-se ao bem-sucedido Yaris na Europa e juntos esperamos que estes veículos sejam responsáveis por cerca de 30% do volume de vendas da Toyota na Europa em 2025. Não terão de esperar muito para ver o desenho final e verão que este não é apenas um Yaris com adereços de carroçaria e suspensão elevada, mas um modelo de segmento B totalmente novo e distinto, com um desenho compacto e dinâmico e personalidade própria”, referiu o vice-presidente da Toyota Motor Europe, Matt Harrison.

Esse modelo será produzido na fábrica francesa de Valenciennes, da Toyota, ao lado do Yaris.

a carregar vídeo