Trabalhadores da Autoeuropa param nove semanas com 95% dos salários

06/09/2023

Trabalhadores e administração da Autoeuropa chegaram a entendimento esta terça-feira sobre os termos de lay-off a implementar na fábrica portuguesa da Volkswagen, em Palmela, entre 11 de setembro e 12 de novembro.

O acordo prevê ainda que, até ao fim da paragem forçada, os salários sejam reduzidos em 5%, sem cortes nos subsídios nem nos prémios.

Em causa está a necessidade de suspender a produção devido à falta de peças provenientes de um fornecedor severamente afetado pelas cheias de agosto na Eslovénia, anunciou a empresa.

“Na origem do problema está a falta de peças produzidas por um fornecedor na Eslovénia e que são essenciais à construção de motores”, justifica a empresa do grupo Volkswagen em comunicado enviado hoje aos trabalhadores, adiantando que o fornecedor esloveno foi “severamente afetado pelas cheias que aconteceram no início de agosto”.

Recorde-se que a Autoeuropa, em Palmela, produz o modelo de maior sucesso comercial da Volkswagen, o T-ROC, SUV médio que tem já assegurado um sucessor por parte da marca alemã a partir de 2025.