Trágico. O que acontece no interior de um carro durante horas parado ao sol

14/09/2023

A notícia trágica de uma criança pequena que ficou esquecida pelo pai a bordo da viatura da família voltou a fazer soar os alarmes para este tipo de situação potencialmente fatal, ainda mais durante os dias mais quentes em que a temperatura no interior dos carros atinge valores elevadíssimos. Sobretudo quando a estatística revela que em 55% dos casos os pais nem estavam conscientes da presença dos pequenos no interior do veículo. E, segundo especialistas, quando expostos a um calor extremo, bastam apenas alguns minutos para que os bebés e crianças percam a capacidade para regular a temperatura interna.

O habitáculo de um automóvel, se estiver exposto aos efeitos dos raios solares em dias de muito calor, não precisa de mais 20 minutos para aquecer até aos… 55ºC.

Golpe de calor pode ser fatal

A insolação – ou choque térmico – é um dos casos mais graves de hipertermia. É o superaquecimento que o corpo sofre devido a altas temperaturas. A falta de hidratação faz com que vários órgãos parem de funcionar normalmente. O golpe ocorre como resultado de uma falha aguda na termorregulação e constitui uma emergência médica extrema – porque tem início muito rápido (alguns minutos são suficientes) e de evolução fatal (pode causar a morte em um espaço de tempo muito curto), se não for tratada rapidamente. Uma temperatura muito alta causa perda de água e eletrólitos necessários ao funcionamento normal dos diferentes órgãos.

Os fatores predisponentes para sofrer insolação são: idades extremas de vida como pessoas muito idosas, crianças menores de 4 anos e especialmente menores de 1 ano. Devido à menor reserva de água de uma criança, a temperatura corporal aumenta 3 a 5 vezes mais rápido do que no adulto. Além disso, o sistema respiratório das crianças, que ainda está em desenvolvimento, o que os torna mais vulneráveis ​​à exaustão pelo calor.

Tecnologia evita que se deixem crianças no carro

Marcas como a Ford desenvolveram uma tecnologia que foi pensada e concebida para ajudar os condutores. O Alerta de Ocupante Traseiro envia uma notificação ao condutor para que este verifique o banco traseiro sempre que as portas de trás tenham sido abertas no início de uma viagem.

Os especialistas aconselham os condutores a “olhar antes de trancara viatura” para evitar que deixem inadvertidamente uma criança ou um animal de estimação no interior da viatura.

O Alerta de Ocupante Traseiro atua como um auxiliar de memória nas ocasiões em que o condutor tenha aberto as portas traseiras do veículo no início de uma viagem. Nestes casos, a tecnologia é ativada após o veículo se encontrar parado e a ignição ter sido desligada.

Um alerta visual é apresentado no ecrã central do veículo durante dez segundos ou até ser cancelado. É também emitido um aviso sonoro, lembrando o condutor de verificar os bancos traseiros antes de sair do veículo.

Uma pintura que pode salvar vidas

A empresa israelita SolCold está a trabalhar numa proteção para a carroçaria do carro que usa o calor do sol para arrefecer. O segredo está na nanotecnologia e na conceção desta pintura em quatro camadas, que permite que a energia dos raios solares seja irradiada de maneira mais rápida, transformando o processo de perda de energia em refrigeração.

Volkswagen e Toyota são dois dos gigantes da indústria automóvel que já mostraram interesse neste inovador produto, que está desenvolvido para ser aplicado na carroçaria dos veículos sobre a pintura de fábrica.

Os testes realizados com três automóveis brancos (num foi aplicado o produto criado pela empresa e os outros dois testados sem esta proteção) não enganam: enquanto o carro sem o produto da SolCold atingiu 55°C, o modelo com tinta especial anti-calor não foi além dos 37°C. Mais interessante, o veículo do teste que esteve sempre estacionado à sombra aqueceu mais!

Significa que o revestimento SolCold é mais eficaz do que a sombra, quando o objetivo é manter o interior do carro fresco.

De acordo com a empresa israelita, dependendo do tamanho do interior do carro, o produto pode reduzir as temperaturas em 20% a 70%. O que pouparia imenso trabalho ao sistema de ar condicionado. Mas o fabricante vai mais longe e acredita que a tecnologia pode mesmo salvar vidas, pode salvar vidas, de uma criança ou de um animal de estimação deixado no carro a temperaturas muito altas.