Trânsito na ponte nunca mais, este Suzuki Jimny conduz-se rio adentro

17/05/2020

O Jimny não é o mais imponente todo-o-terreno do mercado, mas o 4×4 da Suzuki é uma verdadeira referência fora de estrada, mesmo se o tamanho da ‘embalagem’ pode sugerir alguma fragilidade. O pequeno jipe japonês pertence a uma elite de veículos capazes de enfrentar terrenos impossíveis. Só talvez não imaginássemos que consegue também atravessar rios e mares.

Claro que não falamos do carro de série, que não se nega a passar uns cursos de água mais maneirinhos, mas de uma versão anfíbia produzida no Reino Unido, pela Tim Dutton Amphibious Cars.

O Dutton Surf é uma adaptação do Suzuki Jimny preparada para navegar, com modificações ao design que servem para isolar o condutor e passageiros da água. O casco e a carroçaria são leves, construídos em fibra de vidro, plástico e com componentes e aço inoxidável, materiais que permitem evitar a corrosão.

Cruzou o canal da Mancha, duas vezes!

Na sua configuração normal, a circular numa estrada, conduz como um carro convencional, mas a transformação para o modo anfíbio requer alguma prática. A operação realiza-se através da embraiagem e de um comutador instalado na consola central. E é quanto basta para que o Jimny possa aventurar-se para fora de pé. E de que maneira! O responsável pelo projeto afirma que já cruzou duas vezes o canal da Mancha a bordo do pequeno anfíbio, e sem sobressaltos!

O kit para a transformação tem um preço base de 13.210 euros, valor que não inclui extras como a capota ou as janelas laterais, nem o carro. O pacote inteiro chave na mão custa cerca de 25 mil euros. Os ingleses do Carfection foram perceber o que vale:

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.