Triumph TR2 regressa como desportivo elétrico… autorizado pela BMW

17/07/2023

A BMW, que detém os direitos da marca Triumph, deu luz verde para que a empresa Makkina idealizasse o concept TR25, um elétrico inspirado no TR2.

A Triumph é um dos históricos fabricantes de automóveis britânicos, conhecida pelos seus roadsters das décadas de 1950 a 1970, foi descontinuado em 1984 numa decisão da sua empresa-mãe Austin-Rover, anteriormente conhecida como British Leyland. Os direitos da marca são atualmente propriedade da BMW.

Quase quatro décadas após o seu desaparecimento, a casa de design londrina Makkina decidiu prestar homenagem à Triumph com um concept car inspirado num dos seus modelos mais emblemáticos, o TR2.

O novo Triumph TR25 é uma barchetta monolugar com o nome da histórica empresa britânica, graças à autorização expressa da BMW.

Apesar deste consentimento, nada indica que a BMW tenha qualquer intenção de trazer a Triumph de volta para além deste tributo.

Este concept retro-futurista vai buscar o seu sistema de propulsão e a sua bateria ao BMW i3S, enquanto a sua carroçaria é diretamente inspirada no TR2 “Jabbeke”, com o qual a Triumph bateu vários recordes de velocidade em 1953.

A combinação de um peso de apenas 1.095 kg com um motor de 184 cv (135 kW) permite-lhe atingir os 0-100 km/h em apenas 5,2 segundos e uma velocidade máxima de 185 km/h.

A autonomia é de 306 km graças à utilização de um pack de 42,2 kWh de capacidade. “A plataforma i3S prova que conduzir um automóvel elétrico pode ser divertido”, afirma o fundador e CEO da Makkina, Michael Ani. “A combinação de binário instantâneo, aceleração, agilidade e silêncio é tão atraente agora como sempre.”

O chassis e os painéis da carroçaria do TR25 são feitos de fibra de carbono, o que o torna um veículo muito leve.