Trump obriga General Motors a produzir ventiladores ao abrigo de lei de guerra

28/03/2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invocou a Lei de Produção de Defesa para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores médicos.

Trump já tinha criticado fortemente a administração da GM, numa série de cometários publicados na sua conta de Twitter. Em causa estará o número de equipamentos disponibilizados pelo fabricante norte-americano: “Como sempre, com essa General Motors, as coisas nunca parecem dar certo”. E acrescentou: “Disseram-nos que nos dariam 40.000 ventiladores muito necessários, ‘muito rapidamente’. Agora estão a dizer que serão apenas 6.000, no final de abril, e querem cobrar imenso”.

Antes, imediatamente após o apelo presidencial, a GM terá estabeleceu uma parceria com a empresa Ventec Life Systems, fabricante de dispositivos médicos, com vista ao fabrico de centenas de ventiladores na fábrica do construtor em Kokomo, no Estado de Indiana. Mas Trump quer mais, e mais depressa!

“A GM deve abrir imediatamente a sua fábrica estupidamente fechada em Lordstown, Ohio, ou outra fábrica e começar a produzir ventiladores, agora!!!”.

A Lei de Produção de Defesa foi aprovada durante a Guerra da Coreia, na década de 50, permitindo requisitar o setor privado para fabricar armamento militar.