Turbo: O Aperfeiçoamento de uma lenda

22/11/2023

Há quase 50 anos que os modelos Turbo assumem uma posição de destaque na Porsche, feitos sinónimo de performance, e representando o epítome de cada série de modelos. De forma a realçar a sua singularidade, a marca alemã está mais uma vez a aperfeiçoar o seu visual: os modelos Turbo, por exemplo, estão a receber uma versão exclusiva do escudo Porsche modernizado, que é dominado pela nova cor Turbonite em vez do mítico dourado.

 

Os designers desenvolveram este elegante tom cinzento metalizado especialmente para a variante Turbo, numa cor que também será utilizada numa selecção de elementos que compõem o interior e o exterior, conferindo assim aos modelos Turbo um visual ainda mais inconfundível.

“Em 1974 apresentámos o primeiro 911 com turbocompressor. Desde então, o Turbo tornou-se sinónimo dos nossos modelos de topo de alta performance e é agora mais ou menos uma marca própria. Queremos tornar o Turbo ainda mais visível e diferenciá-lo de forma mais marcante de outras versões, como o GTS”, explica Michael Mauer, Vice President Style Porsche. “É por isso que desenvolvemos uma estética distinta para o Turbo. A partir de agora, as versões Turbo terão uma consistência visual em todas as séries de modelos – uma aparência elegante, de alta qualidade e muito especial”.

O novo tom Turbonite metalizado estará reservado em exclusivo para os modelos Turbo. Tal como todas as restantes cores, foi cuidadosamente composta pelos especialistas da Porsche Color & Trim. Os elementos em dourado criam um efeito elegante e metalizado, com a camada superior num acabamento acetinado contrastante. A designação na traseira, bem como os frisos dos vidros laterais, receberão igualmente este acabamento. A cor Turbonite é também dominante no escudo Porsche exclusivo dos modelos Turbo. Em breve, todos os modelos topo de gama de alta performance vão apresentar este escudo na dianteira, bem como nos centros das jantes de liga leve e no volante. Para além disso, os elementos seleccionados no interior, como por exemplo os frisos decorativos e os cintos de segurança, bem como uma série de controlos, nomeadamente o selector de modos de condução e o painel de controlo do ar condicionado, também serão fornecidos em Turbonite.

A Porsche vai introduzir de forma sucessiva esta diferenciação em todas as séries de modelos, com a nova geração do Panamera a celebrar a sua estreia mundial na próxima sexta-feira, dia 24 de Novembro.

Fonte: Porsche