A Legacy Classic Trucks é mais famosa pelo carismático Legacy Power Wagon, que mais não é que uma versão moderna do Dodge Power Wagon de 1945, mas a firma especializada na restauração de veículos icónicos tem um portefólio verdadeiramente recheado de propostas irresistíveis. E este espetacular Kenworth de 1937, que durante mais de trinta anos serviu para realizar visitas guiadas ao Parque Nacional do Monte Rainier, no estado norte-americano Washington, é apenas um dos melhores exemplos.

A relíquia com quase um século de existência foi alvo de um trabalhoso processo de restauro que incluiu a reparação completa da carroçaria para eliminar quaisquer vestígios de ferrugem e todos os sinais da passagem do tempo. Seguiu-se a pintura na cor original e a aplicação de umas novas jantes de 20 Budd que lhe conferem o visual clássico desejado.

No interior, os especialistas da Legacy procuraram manter a filosofia de conceção retro: volante, instrumentação, tablier, seletor de velocidade são cópias fiéis dos componentes de época e até o piso do veículo de turismo está coberto pela madeira, como no original. Com lotação para 18 ocupantes e todos os bancos revestidos a pele de qualidade, a configuração do interior manteve-se, com quatro filas de bancos corridos onde se arrumam os passageiros.

O motor é um seis cilindros Hercules JXD a debitar modestos 132 cv e que surge associado a uma transmissão de cinco velocidades, tudo construído com peças originais ou com réplicas exatas fabricadas de acordo com as especificações de fábrica, que asseguram um funcionamento idêntico ao que apresenta nos seus tempos áureos.

O Kenworth ‘vintage’ está disponível para encomenda na página oficial da Legacy, mas os interessados em levar para casa este curioso pedaço de história dos Estados Unidos, completamente funcional e a rolar, deve estar disposto pagar uma pequena fortuna: cerca de 500 mil euros.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.