A bicicleta é uma forma prática e ecológica de se deslocar na cidade, mas não é confortável quando chove ou faz frio ou quando tem de ir às compras e levar o miúdo à escola. Com a Frikar acabam-se as desculpas…
Uma mistura de carro e bicicleta, movido a pedais ou energia elétrica, a Frikar, criada pelos noruegueses Podbike, pretende assumir-se como a evolução natural daqueles veículos de duas rodas não poluente para circular na cidade, sem nenhuma das suas limitações, em matéria de segurança e conforto. O seu design ovalizado responde à necessidade de proteger o ciclista, juntamente com uma aerodinâmica mais do que estudada para reduzir a resistência, que segundo a empresa “é inferior à de uma bicicleta convencional”.
O Frikar não é barato, com um preço unitário que arranca nos 6.000 euros, mas já acumulou mais de 3.000 encomendas.
Depois de garantido o financiamento em mais de três milhões de euros por parte de investidores, a start-up norueguesa está agora pronta para iniciar a produção das primeiras unidades da sua ‘velomóvel’, este curioso veículo elétrico de quatro rodas com uma cabine fechada para poder circular nas ciclovias protegido do frio e da chuva.
No habitáculo, desenhado apenas para acomodar o condutor (que pode ter até 2 metros de altura), também ser configurado para agregar um banco de criança. Também como opção pode ser adicionado um pack denominado “Plus”, que custa 650 euros e inclui estofos em pele, espelho interior, bolsas laterais, iluminação interior LED e alarme anti-roubo.
Entre os trunfos, o Frikar conta com um ângulo de viragem incrivelmente baixo, perfeito para manobrar na urbe, e um eficiente sistema do tipo “shift by wire” controlado através de dois pequenos guiadores localizados nas laterais do banco do ciclista.
A assistência mecânica é composta por dois motores elétricos, instalados nos cubos das rodas traseiras, com uma potência combinada de 250 W, o suficiente para permitir uma velocidade máxima de 25 km/h, de acordo com os regulamentos europeus EPAC.
O módulo é alimentado por uma bateria de 877 Wh de capacidade, que é responsável por armazenar a energia gerada ao pedalar e aproveitar o excedente, anunciando uma autonomia entre 50 e 80 quilómetros, admitindo carregamentos externos. Como opção, o Frikar também pode ser equipado com uma segunda bateria.
Considerando-se uma e-bike para todos os efeitos, a Frikar não necessita de homologação, registo ou seguro específicos, podendo compartilhar as ciclovias com os ciclistas.