Um dos raros exemplares do Ford GT40 de estrada vai a leilão

02/01/2024

O Ford GT40 ficará para sempre na história, pois foi o automóvel desenvolvido pela marca da Oval Azul para combater a Ferrari nas 24h de Le Mans, alcançando o primeiro, segundo e terceiro lugares na edição de 1966, pondo assim fim à hegemonia da marca italiana.

A ideia deste projecto surgiu após a Ferrari recusar a compra por parte da Ford. Henry Ford II e Lee Iacocca decidiram então construir um automóvel para a derrotar, ficando o desenvolvimento inicial a cargo de Eric Broadley da Lola Cars, pois a Ford não tinha experiência na produção de automóveis desportivos de motor central.

Conhecido nas pistas, o GT40 também teve exemplares construídos para estrada, mais concretamente 31 unidades da versão MK I. Estes distinguiam-se das versões de competição pelas jantes de raios Borrani, carpete no interior, bolsos para mapas nas portas e um isqueiro. Ao nível mecânico, têm um escape mais silencioso, uma suspensão mais suave e uns travões mais competentes para uso em estrada.

Neste artigo encontramos um desses raríssimos exemplares: vendido novo em Itália, a 14 de Novembro de 1966, na cor Metallic Dark Blue, este GT40 teve alguns extras especiais, como uma bomba de óleo de maior débito, sistema de escape de competição, além do pneu suplente colocado na frente.

Posteriormente, foi vendido ao piloto da Ferrari e da Porsche Umberto Magioli, e depois a Augusto Coli, que o manteve na sua posse por 15 anos. Passou por diversos proprietários e colecções, incluindo o Museu de Nürburgring, e recebeu até um restauro na RUF Automobiles. Esteve numa colecção privada durante 30 anos, sem nunca sair para as estradas públicas durante esse tempo.

Está equipado com o motor V8 289 de 4,7L de cilindrada e alimentação de combustivel feita através de carburadores Weber, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades da ZF. Percorreu até hoje apenas 21.632km e nunca sofreu qualquer dano.

Hoje, estes exemplares de estrada do GT40 são extremamente raros, pois na época vários foram convertidos para competição. Este em concreto irá a leilão, no próximo dia 12 de Janeiro, num evento levado a cabo pela Mecum em Kissimmee, sem existir ainda um valor estimado de venda.

1
2
3

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.