Anunciado pelos dinamarqueses da iEV Motors como o carro mais pequeno do mundo, o Z estreia uma plataforma robótica para aumentar de tamanho de acordo com as necessidades.
A iEV Motors prepara-se para entrar a toda a velocidade no mercado dos veículos elétricos, com citadino muito compacto que aumenta de tamanho de acordo com as necessidades de transporte. O iEV Z está construído sobre uma plataforma robótica (extensível) que estica para oferecer mais um lugar a bordo ou ampliar o espaço para bagagens, e volta a encolher para estacionar nos lugares mais reduzidos.
Com 1,98 metros de comprimento, por 1,45 metros em altura e só 78 centímetros em largura, o Z é anunciado como o microcarro mais estreito do mundo, podendo inclusivamente circular nas ciclovias das grandes urbes.
O motor é elétrico, com 5 CV de potência, e a marca anuncia autonomia para cerca de 100 km (na versão ‘standart’), que podem ser mais em dias de sol. O microcarro dinamarquês está equipado com um painel solar instalado no tejadilho que permite acumular energia nas baterias. As recargas fazem-se em apenas 15 minutos num terminal de carregamento rápido.
Os preços do veículo arrancam nos 5850€ (mais impostos) e já é possível fazer a pré-reserva online com um custo de 100€.