Uma descoberta incrível com mais de 300 automóveis clássicos

08/01/2024

pectiva de encontrar um automóvel clássico raro e valioso, o principal atractivo para os caçadores de barn finds é a história fascinante que esses veículos habitualmente têm. Tentar descobrir o que aconteceu com alguns deles nos anos que se passaram desde que saíram do concessionário até ao momento actual acaba assim por ser metade da diversão.

Na maioria das vezes, temos a sorte de encontrar apenas um achado ao acaso – talvez dois ou três no máximo. No entanto, Jason, consultor de clássicos do canal Southern Bush Motorsports no YouTube, acertou em cheio ao deparar-se com um armazém no Texas cheio de muscle cars.

Jason relata que passou dois dias inteiros a vasculhar este local, examinando alguns dos automóveis que o proprietário acumulou ao longo dos anos. Embora não haja exemplares raríssimos na coleção, esta barn find ainda é um verdadeiro tesouro que muitos coleccionadores desejariam ver ao perto.

Fundador da Southern Bush Motorsports, uma empresa de consultoria de automóveis clássicos, Jason viaja pelos EUA em busca de autênticos muscle cars. Embora tenha passado alguns anos aposentado, voltou ao activo há pouco mais de um ano e, desde então, tem compartilhado algumas das suas histórias mais fascinantes nascidas dos seus 30 anos na indústria de automóveis clássicos.

Uma das suas histórias mais bizarras e interessantes, como ele a chama, é a desta barn find texana. Embora Jason não se lembre do ano ou da área exacta, ele sugere que foi há bastante tempo. Pelo que se recorda, estava no Lone Star State em busca de alguns automóveis para um cliente quando recebeu um telefonema sobre este local num antigo ferro-velho, sendo questionado se gostaria de lá ir dar uma olhada. A princípio, Jason mal podia acreditar que seria possível encaixar 300 veículos desta forma, mas ao aperceber-se do tamanho real do armazém, concluiu que estava diante de um imenso desafio. Não só o espaço era enorme, como os 302 automóveis estavam tão apertados uns contra os outros que Jason teve literalmente que andar sobre eles de forma a documentá-los, pois não havia espaço suficiente para se mover ao redor.

A despeito da ausência de versões particularmente especiais de Camaros ou ainda de Shelby Mustangs, observa-se uma notável selecção de automóveis em estado original. Nesse contexto, destacam-se alguns dos veículos mais intrigantes que compõem a referida colecção, desde numerosos Chevrolet Corvettes C3, um Impala SS de 1964 e alguns Camaros de primeira e segunda geração. Acrescenta-se ainda uma variedade de Chevelles, El Caminos e até mesmo um Chevrolet Nova corroído pelo tempo.

A oferta da Ford também é vasta, com múltiplos Mustangs de primeira geração – incluindo coupés, fastbacks e descapotáveis. Destaca-se, inclusive, a possível presença de um Mustang Mach 1 Fastback datado de 1971. Uma generosa colecção de Mercury Cougars de primeira geração completa o conjunto, sendo mencionado por Jason que o falecido proprietário nutria uma particular apreciação pelo coupé V8.

Desde o princípio, Jason alega que a colecção se situa aproximadamente a meio do montante solicitado de 1 milhão de dólares. Além disso, e devido à complexidade inerente ao deslocamento dos automóveis para dentro e para fora do armazém, o actual detentor manifestou relutância em alienar veículos isoladamente – a opção era ceder a colecção por inteiro ou nada.

O armazenamento por tantos anos revelou-se, no entanto, benéfico, atenuando os efeitos da corrosão e desgaste. A maioria dos veículos, apesar de apresentarem alguma ferrugem superficial, conservam a sua autenticidade integral.

Considerando que a grande maioria dos automóveis, se não todos, precisa de algum tipo de intervenção, Jason estabeleceu a avaliação total da colecção entre os 300 e 400 mil dólares. Quanto ao desfecho deste relato acerca de uma inusitada e surpreendente barn find, são omitidos os restantes detalhes, ficando o novo proprietário não apenas com um notável património, mas também com uma história singular para partilhar.

Captura de ecrã 2024-01-05 185629
Captura de ecrã 2024-01-05 185638