Empresa israelita desenvolveu pintura especial que funciona para reduzir a temperatura do carro ao sol em até 60%.
Estacionar à sombra é, claramente, a melhor forma de manter o automóvel mais fresco nestes dias de muito sol, mas pode não ser a única. A empresa israelita SolCold está a trabalhar numa proteção para a carroçaria do carro que usa o calor do sol para arrefecer.
Parecendo complicado, a empresa israelita explica que a solução está na nanotecnologia e na conceção desta pintura em quatro camadas, que permite que a energia dos raios solares seja irradiada de maneira mais rápida, transformando o processo de perda de energia em refrigeração.
Volkswagen e Toyota são dois dos gigantes da indústria automóvel que já mostraram interesse neste inovador produto, que está desenvolvido para ser aplicado na carroçaria dos veículos sobre a pintura de fábrica.
Para provar a sua eficácia, a SolCold apresentou os resultados dos testes realizado com três automóveis brancos: num foi aplicado o produto criado pela empresa e os outros dois testados sem esta proteção.
Depois de alguns minutos de exposição ao sol, os resultados surpreenderam: enquanto o carro sem o produto da SolCold atingiu 55°C, o modelo com tinta especial anti-calor não foi além dos 37°C.
Mais interessante ainda é que o outro veículo do teste (também sem o produto da SolCold), que esteve sempre estacionado à sombra, debaixo de um chapéu de sol, aqueceu mais: atingiu 40°C.
Significa que o revestimento SolCold é mais eficaz do que a sombra, quando o objetivo é manter o interior do carro fresco.
De acordo com a empresa israelita, dependendo do tamanho do interior do carro, o produto pode reduzir as temperaturas em 20% a 70%. O que pouparia imenso trabalho ao sistema de ar condicionado. Mas o fabricante vai mais longe e acredita que a tecnologia pode mesmo salvar vidas, pode salvar vidas, de uma criança ou de um animal de estimação deixado no carro a temperaturas muito altas.