Único Ferrari F355 Berlinetta Blu Scuro está à venda

21/12/2023

A Bell Sport & Classic traz ao mercado aquele que é talvez o melhor exemplo do mundo do icónico Ferrari F355 Berlinetta, apresentado em condições excepcionais e com especificações únicas de coleccionador, anteriormente propriedade do músico e aficcionado da marca Chris Rea.

O exemplar é colocado à venda numa altura em que os entusiastas se preparam para celebrar o 30º aniversário do 355, com o modelo a juntar-se assim às raras fileiras dos verdadeiros clássicos de Maranello. O automóvel apresenta-se em excelentes condições após uma renovação mecânica e cosmética completa efectuada pela equipa técnica especializada em Ferrari da Bell Sport & Classic, liderada por antigos funcionários da fábrica de marca.

Este 355 representa o “Santo Graal” para os coleccionadores da Ferrari – um exemplo utilizável da obra-prima com motor central de Maranello, na sua forma mais pura e inebriante. Em termos de design, inovação técnica, desempenho e manuseamento, o F355 eclipsou facilmente a concorrência quando foi lançado e ainda hoje representa uma experiência de condução sedutora e totalmente envolvente. Ao atingir o seu 30º aniversário, o F355 representa potencialmente também um investimento astuto.

Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 1994, o F355 causou um impacto imediato nos meios de comunicação, nos proprietários de Ferrari e no público em geral. Substituto do pouco satisfatório 348, o F355 foi uma verdadeira mudança no jogo: um Ferrari de motor central mais moderno e mais potente que era tão maravilhoso de conduzir como de ver.

Altamente significativo, o automóvel que o então novo CEO Luca di Montezemolo entregou para trazer a paixão de volta à Ferrari é também o último dos verdadeiros Ferrari V8 construídos à mão. Para muitos, o modelo representa um ponto alto para a marca – particularmente na sua forma inicial e mais pura. Oferece a mistura perfeita entre o antigo e o novo, combinando prestações contemporâneas com um carácter analógico cativante, tudo isto envolto numa carroçaria Pininfarina de proporções belas e equilibradas.

No coração do F355, como em todos os Ferraris, está o motor, uma obra-prima em configuração V8. Na altura da sua estreia, proporcionava a maior potência específica de qualquer automóvel de estrada (107cv por litro) – eclipsando até o poderoso BMW V12 do McLaren F1. Com bielas de titânio e a inovadora tecnologia de cinco válvulas por cilindro inspirada na Fórmula 1, produzia 375cv às 8250 rpm – tudo isto com apenas 3,5 litros de cilindrada. A Ferrari estava tão orgulhosa deste motor inspirado na F1 que o nome do modelo F355 Berlinetta, invulgarmente, vem de uma combinação da cilindrada (3,5) e do número de válvulas por cilindro (5).

O F355 foi, como concluiu a Autocar no seu teste de estrada de 1994, “um automóvel marcante”. Jeremy Clarkson saudou-o ainda como “O melhor carro do mundo, de sempre!” e os media mundiais concordaram. O que eles não poderiam ter apreciado na altura é o contexto mais alargado, em que a extraordinária revolução técnica do F355 Berlinetta e os volumes de produção forçaram os modelos sucessivos da Ferrari a serem verdadeiramente grandes automóveis. Por isso, o 355 não é apenas importante: há quem afirme que é o automóvel mais significativo de toda a história da Ferrari.

Com quase 30 anos passados para reflectir sobre o impacto do automóvel, é justo dizer que o 355 está agora pronto para assumir o estatuto de verdadeiro clássico ao atingir este aniversário histórico, proporcionando este exemplar em concreto uma oportunidade única de contactar com a aura exclusiva da marca italiana.

422_BELL_355_DETAILS_0135-scaled
422_BELL_355_DETAILS_0192-scaled
422-BELL_355_F-scaled