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Uran, o SUV que faz um Lamborghini parecer pequenino

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O Lamborghini Urus é um dos mais imponentes e espetaculares SUV do mundo, mas parece pequeno ao lado de um portento russo chamado Uran!

 

Gennaday Hainov foi um engenheiro russo que fundou a Dragon Motor Company, uma pequena empresa de Leningrado (atual São Petersburgo), que se destacou na década de 90 através das suas produções exclusivas, construídas a partir de velhos camiões da UAZ.

A companhia especializou-se na transformação daqueles veículos comerciais em modernos todo-o-terreno, montados e vendidos em uma escala muito limitada, de apenas alguns exemplares. O gigante Uran não passou de protótipo, mas terá sido, seguramente, o seu modelo mais mediático. Construído à mão, para ser um dos mais resistentes e fiáveis automóveis do mundo, este SUV contava com o motor de um tanque do exército russo, o BMP-1. Tratava-se de um enorme V6 com 16 litros de capacidade, de que se extraiam 300 cv e 1.000 Nm. Só este motor pesa mais de 650 kg, pelo que a ligeireza não seria um dos seus maiores atributos.

V6 de 16 litros e suspensão pneumática… de autocarro

Hainov está muito mais focado nas credenciais off road deste veículo, relegando, naturalmente, as performances para um plano secundário. Para suportar o peso nada contido de todo o conjunto, o engenheiro apostou nas suspensões pneumáticas de autocarro produzido pela LiAZ na época. O projeto incluía outras soluções engenhosas, como os quatro radiadores instalados em posição horizontal com ventiladores elétricos que ‘expelem’ o ar quente através do capot, garantindo uma correta refrigeração do motor.

No habitáculo com lotação para apenas quatro ocupantes, na configuração de 2+2 lugares, as cotas habitáveis são também muito avantajadas, com fartura de centímetros livres em todas as direções e para todos os passageiros. Tudo em grande! Até as jantes, que são de 28 polegadas.

Lamentavelmente, não se conhecem mais detalhes desta máquina que parece capaz de ultrapassar o mais desafiante dos obstáculos em fora de estrada. O Uran nunca chegou a ser produzido em série, nem recebeu homologação para poder circular na via pública. A empresa faliu pouco depois, alegadamente alvo de esquemas de corrupção. Hainov faleceu em setembro passado, em São Petersburgo, aos 59 anos.