Portugal é o país europeu, num conjunto de 15 analisados no relatório Mobility Guide da Ayvens (nova marca de mobilidade global que resulta da união da LeasePlan e da ALD Automotive), onde a diferença do custo de utilização por quilómetro entre um automóvel 100% elétrico e um veículo com motor de combustão interna é maior.
De acordo com esta análise um veículo elétrico é, em média, em Portugal, 17 cêntimos mais barato de utilizar (TCO – Total Cost of Ownership – Custo Total de Utilização) por quilómetro do que um modelo equivalente com motor de combustão interna.
Ou seja, numa distância de 100 km, a poupança conseguida com um elétrico, em termos de TCO, é de 17 euros no nosso país. Se num ano se percorrerem dez mil quilómetros, a vantagem do 100% elétrico face a um veículo com motor de combustão interna é de 1700 euros.
Este Mobility Guide reúne indicadores de 46 países e visa ser uma bússola para apoiar o caminho da eletrificação, numa era de grandes transformações na indústria automóvel, partilhando conhecimento e estratégias que irão moldar o futuro da mobilidade.A análise é feita sobre a percentagem das vendas que os veículos elétricos representam em cada país, a dimensão e qualidade da infraestrutura de carregamento, os incentivos fiscais existentes, os custos totais de utilização comparados com os veículos a combustão e a diversidade de modelos disponíveis, entre outros.
Os números recolhidos no estudo confirmam a aceleração no crescimento das vendas de veículos elétricos, “atestando que a eletrificação é uma megatendência. A questão já não é ‘se’, a eletrificação irá acontecer, mas com que rapidez é que esta se concretizará, considerando os múltiplos desafios que ainda se colocam à indústria automóvel e as incertezas que condicionam a tomada de decisão do lado dos compradores”.
Principais conclusões do Mobility Guide 2023:
• Dos 46 países examinados, 11 são considerados na categoria “Desenvolvido”, indicando uma adesão mais relevante aos veículos 100% elétricos e condições favoráveis para uma maior eletrificação. Lideram a classificação a Noruega com 81 pontos, seguida da Áustria com 69 e dos Países Baixos com 68.
• Portugal ocupa a 11ª posição do ranking com 57 pontos e é o líder na categoria dos países “Em Transição”, a escassos 3 pontos do Reino Unido que ocupa a 10ª posição com 60 pontos e fecha o lote dos países “Desenvolvidos”.

• Portugal apresenta um crescimento considerável no indicador de infraestruturas de carregamento sendo um dos países da Europa com maior crescimento no último ano, com especial destaque para os carregadores rápidos cujo número mais que duplicou.
• A paridade dos custos totais de utilização dos veículos 100% elétricos melhorou em diversos países, tais como Espanha, Bélgica, Itália, Irlanda e Polónia sendo inclusivamente mais económico conduzir um veículo 100% elétrico em países como França, Áustria ou Noruega.
“Com a rápida evolução tecnológica, o aumento dos custos energéticos e a inflação nos veículos, estamos a viver tempos incertos e a enfrentar ventos adversos. Isto torna a transição para os veículos elétricos num processo complexo, especialmente quando envolve a tomada de decisões que afetam vários países”, afirma Annie Pin, CCO Ayvens.
Descarregue o estudo aqui.