Publicidade Continue a leitura a seguir

Vai a leilão o Porsche 356 menos bonito de sempre

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é bonito, nem especialmente bem-sucedido, mas não se sabe o que este Glöckler-Porsche 356 pode valer em leilão, sendo versão única de um dos mais cobiçados automóveis da marca alemã.

Gostos não se discutem, mas não parece haver duas formas de olhar para este Glöckler-Porsche 356 Carrera 1500 Coupé de 1954, muito provavelmente a mais bizarra versão na história do icónico desportivo da Porsche.

Trata-se de um exemplar único construído por Walter Glöckler, piloto amador com algum talento nas duas e nas quatro rodas, proprietário de um concessionário em Frankfurt, na Alemanha, com uma garagem que se dedicava a preparação de modelos para várias categorias da competição utilizando componentes da Volkswagen e da Porsche. Este coupé com base no 356 destina-se a participar na edição de 54 da reputada Mille Miglia, prova que nunca disputou por problemas técnicos que atrasaram a sua preparação.

Ainda assim, o batismo de corrida aconteceu no Liège-Roma-Liège, já com o primo Helm Glöckler aos comandos, mais uma vez sem deslumbrar…

Muito mais do que os méritos desportivos, este 356 especial marcava pela diferença na estética, com a invulgar secção vidrada separada na parte superior, aberta até ao tejadilho, num “truque” que facilitaria o acesso ao interior do carro.

Visto de trás, o cockpit também surge dividido em secções, enquanto na dianteira sobressaem o farol extra ao centro do para-choques e mais duas luzes retangulares.

O motor é um quatro cilindros boxer Type 547, “emprestado do 550 Spyder (diz-se que fornecido pelo próprio engenheiro da marca Ernst Fuhrmann).

Só com uma corrida no currículo e sem primar pela aparência, o Glöckler-Porsche 356 vai a leilão no próximo grande evento da RM Sotheby’s em Monterey, Califórnia, nos próximos dias 13 e 14 de agosto.