Em 1974 foi lançada a segunda geração, que se manteve em produção até 1980 e que seria a última com tracção traseira. Tal como na primeira geração, esta também conheceu um enorme sucesso nos ralis com o Escort RS1800 e as icónicas cores da Rothmans.
Os Escort RS1800, produzidos para os ralis, viam o seu motor Cosworth BDE substituído pelo BDG, com 2,0L de cilindrada e uma potência de 250cv. A caixa de velocidades era produzida pela ZF, e tinha cinco relações curtas. A suspensão traseira era alterada para um sistema de braços multilink.
Colin McRae dispensa apresentações. Em 2005, desenvolveu um Ford Escort MkII para ralis ao seu gosto, com o objectivo de ser o melhor Escort no Mundo, sendo também o seu último automóvel de rali antes de falecer.
O projecto teve início em 2002, juntamente com Dave Plant da DJM Motorsport e, em 2003, o Escort foi para a Proflex para ser alterada a suspensão traseira, de eixo rígido para suspensão independente.







