De acordo com os registos da marca da oval azul menos de 2% dos Thunderbird estavam equipados com caixa manual. Uma dessas raridades, alvo de minucioso restauro, vai a leilão.
Em meados da década de 50, a Ford lançou um sucesso chamado Thunderbird. O belíssimo descapotável de apenas dois lugares, que podia vir de fábrica com um tejadilho rígido opcional, assim como com um kit “continental”, com o pneu suplente montado no exterior para libertar espaço na bagagem, convenceu de imediato, tendo a marca norte-americana recebido 3500 nos dez dias após a apresentação do modelo – no primeiro ano de comercialização venderam-se 16.000 unidades.
De fábrica trazia o motor V8 de 5,1 litros com 225 cv, considerado um dos mais potentes na época, já que o T-Bird foi originalmente pensado para combater o Chevrolet Corvette, embora procurasse destacar-se deste rival oferecendo mais conforto e luxo.
Neste exemplar de 1957, a mecânica foi reconstruída e equipada com carburadores duplos para render 275 cv de potência, que se exploram através da transmissão manual Borg Warner T85 de três velocidades, proposta em alternativa a uma caixa automática de duas relações.
O modelo foi ainda alvo de restauro completo, conservando elemento originais como é a pintura exterior de cor azul ou a capota de lona Stayfast, também azul, que é rigorosamente a mesma que trazia de fábrica! As jantes são um modelo especial de época com os inconfundíveis pneumáticos BF Goodrich Silvertown.
Não estão disponíveis imagens do interior, mas a reputada leiloeira garante que este T-Bird está equipado com ar condicionado, cintos de segurança e sistema de som da Town and Country. O leilão terá lugar no final do mês de outubro, sem preços estimados para já.