Se tem planos para viajar de carro por Espanha este verão, prepara-se para fiscalização ainda mais apertada das regras de trânsito. As autoridades espanholas lançaram uma megaoperação de combate à sinistralidade, que inclui um reforço inédito dos meios de controlo de infrações. Anunciados estão 1325 radares em pontos estratégicos nas vias de maior tráfego, dos quais só 688 são fixos, 15 furgões camuflados, 12 helicópteros e um total de 39 drones (mais 28), que vão controlar essencialmente o uso do telemóvel ao volante, a correta utilização do cinto de segurança, mas também as manobras perigosas, como a ultrapassagem a ciclistas. Destas várias dezenas de vigilantes aéreos, 23 podem multar no momento.
De acordo com as informações oficias, os drones vão atuar em onze unidades distintas, a maioria na região de Madrid e na Catalunha, cada um com uma área limitada de vigilância de até dois quilómetros.
Os dispositivos mais evoluídos, os Thyra V109, pesam 6,2 kg e oferecem autonomia para cerca de 40 minutos com um alcance de até 10 quilómetros. Está equipado com zoom ótimo x40, zoom digital x6 e tem capacidade para identificar e perseguir o veículo em terra durante o tempo necessário para o registo da infração. Há 20 destes aparelhos ativos em permanência durante os meses do verão.
