A Carvana, empresa norte-americana especializada na distribuição de automóveis usados, escolheu Las Vegas para instalar uma nova máquina de venda automática de automóveis. A estrutura tem 11 pisos, onde se ‘arrumam’ 39 modelos de várias marcas, que podem escolher-se ao simples toque de um botão, como em qualquer máquina de ‘vending’.
Também como noutras estruturas semelhantes que a companhia já tem a operar nos Estados Unidos, a compra de carro novo começa com a seleção na página oficial da empresa na Internet, onde pode escolher-se igualmente o local da compra. O cliente irá, então, receber uma ‘moeda’, que colocará na ranhura dedicada para iniciar todo o processo automático da entrega da viatura, como se de um refrigerante se tratasse.
A Ford foi a primeira marca a oferecer uma ‘máquina de venda’ de carros na China, que permite ao consumidor escolher um modelo e agendar um ‘test-drive’ por processo totalmente digital, com o uso de uma aplicação.
O test-drive implica um pagamento de 12,50 a 25 euros e obriga a enviar uma selfie, para o cliente ter o acesso ao carro, através de software de reconhecimento visual. Neste processo, o comprador pode experimentar um automóvel da Ford sem necessitar de entrar em contacto com qualquer ser humano, ou de processos burocráticos complicados.