A Valorcar abriu um concurso, de âmbito nacional e sem limite para o número de vagas, para seleção de novos centros para a sua rede. O prazo para receção de candidaturas terminará no próximo dia 30 de junho.
De acordo com a Valorcar, integrar a rede não implica “quaisquer custos de adesão ou de manutenção” e tem várias vantagens para os centros aderentes.
Desde logo, os membros da rede gozam de “apoio no cumprimento de requisitos técnicos e jurídicos (legislação, documentos necessários à emissão de certificados de destruição, apoio em processos judiciais”; têm também “acesso a concursos de alienação de VFV lançados por inúmeras entidades: ESPAP (parque automóvel do Estado), câmaras municipais; empresas públicas e privadas”. Mas beneficiam ainda de Incentivos financeiros ao encaminhamento de baterias (10 euros por tonelada) e de óleos usados (até 60 euros por tonelada)”, afirma a Valorcar em comunicado oficial.
Apoio contínuo
A adesão à rede permite ainda o acesso a “campanhas de publicidade, ações de formação (desmantelamento de veículos elétricos, remoção do fluido do AC, legislação, entre outras), e apoio ao encaminhamento de materiais (acordos com recicladores), e informação quanto aos melhores equipamentos disponíveis no mercado”.
A Valorcar esclarece ainda que as “auditorias e visitas” aos centros “identificam aspetos a melhorar, no sentido de prevenir coimas levantadas pelas autoridades”.Entre os apoios aos membros da rede consta, por fim, a “elaboração e envio à APA, pela Valorcar, da declaração anual comprovativa do cumprimento das metas de reciclagem e valorização prevista nos requisitos de qualificação”. Uma declaração que, recorde-se, “pode implicar custos acrescidos, que não existem no caso dos operadores integrados na rede Valorcar”.
