Valour com V12 e caixa manual celebra os 110 anos da Aston Martin

15/07/2023

Fundada há 110 anos, a Aston Martin está a comemorar a efeméride com o lançamento do Valour, supercarro de inspiração retro que uma ode ao prazer de condução, com potente motor V12 associado a uma caixa manual.

Com uma produção limitada a 110 unidades, o mesmo número de anos desde a fundação da Aston Martin, o Valour é automóvel exclusivo inspirado em glórias do passado da marca britânica, remetendo em particular para o estilo do V8 Vantage original, com vários detalhes copiados do modelo que correu em Le Mans no final dos anos 1970, o RHAM/1, que tinha a alcunha de Muncher.

A combinação de linhas clássicas e modernas, com o formato peculiar do capô a dominar a imponente secção dianteira, com faróis redondos, enquanto os farolins aparecem dispostos na horizontal, tem continuação nas bonitas jantes forjadas de 21 polegadas.

No interior, a mesma inspiração clássica na apresentação e nos revestimentos em lã de tweed, que eram usados também no DBR1 que venceu Le Mans, em 1959. A fibra de carbono é outro material em abundância no cockpit, que está equipado com bacquets modernas. Em posição sobrelevada na consola central, o seletor da caixa de velocidades, que é manual, com seis relações, desenvolvida especificamente para este coupé.

O motor é um motor é V12 5.2 biturbo de colocação dianteira, trabalhado para atingir expressivos 715 cv e 753 Nm de binário máxima. A plataforma de tração traseira, com um diferencial autoblocante mecânico, monta chassis monobloco em fibra de carbono, a que se soma uma suspensão com amortecimento adaptativo e barras antiaproximação específicas.

“O Valour é uma celebração da paixão da Aston Martin pela condução e pelo seu extraordinário património, mas é também um emblema da vibrante e revitalizada marca atual. Um ícone moderno que funde o carácter clássico com uma execução contemporânea, o Valour capta a essência da emoção e da exclusividade que define esta marca automóvel de renome. Uma montra para as nossas capacidades de design, engenharia e fabrico de classe mundial, o Valour é mais uma prova da posição da Aston Martin como campeã de condução e fabricante dos mais excitantes, exclusivos e desejáveis automóveis ultraluxuosos de alto desempenho do mundo”, comentou Lawrence Stroll, presidente-executivo da marca britânica.

O preço do Valour deve ultrapassar o milhão de euros, com as entregas previstas ainda no decorrer deste ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.