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Veículos elétricos proibidos de estacionar em parques subterrâneos?

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Decisão de proibir o estacionamento de veículos elétricos em parques subterrâneos, numa cidade alemã, surge na sequência de um incêndio de grandes proporções provocado por um automóvel com motor de combustão…

Na cidade alemã de Kulmbach, automóveis elétricos e híbridos deixam de poder estacionar em parques subterrâneos. A polémica decisão que, ganhando adeptos, pode inclusivamente representar o início de um inesperado volte-face na marcha da eletrificação surge na sequência de um aparatoso incendio que teve lugar numa das estruturas cobertas da cidade, e que obrigou a mais de cinco meses de obras de reparação e gastos na ordem dos 200 mil euros. O dado curioso que está a deixar incrédulos alguns representantes do setor é que, de acordo com o Infranken.de, o fogo teve origem num Volkswagen Golf equipado com motor térmico e não num veículo movido a baterias!

Ainda assim, as autoridades locais defendem que automóveis elétricos e híbridos representam um perigo acrescido devido às elevadas tensões e ao grande número de componentes com potencial de risco. Teoria corroborada pelo departamento de Engenharia Civil de Kulmbach, que apoia a decisão de proibir o acesso aos parques da cidade de qualquer modelo com a tecnologia, acrescentando que o procedimento para extinguir o fogo neste tipo de automóveis também difere do habitual e com efeitos sempre muito mais nefastos, dando como o exemplo as baterias de iões de lítio, cujo risco de reignição se mantém durante vários dias.

Esta é uma questão recorrente no atual momento de mudança do paradigma na indústria automóvel e que já levou o fundador da Tesla, Elon Musk, pronunciar-se publicamente para garantir que “a realidade é que um Tesla, como a maioria dos carros elétricos, tem mais de 500% menos probabilidade de pegar fogo do que carros a combustão. Pois estes transportam enormes quantidades de combustível altamente inflamável.“