Publicidade Continue a leitura a seguir

Venda de automóveis suspensa até 17 de abril. Online é exceção

Publicidade Continue a leitura a seguir

Governo decide suspender a venda de automóveis, motociclos, bicicletas e máquinas agrícolas durante o Estado de Emergência, decretado até 17 de abril. Porém, a medida não afeta as vendas de automóveis por meio online.

A covid-19 continua a provocar danos consideráveis no mercado automóvel nacional. Segundo avança o Jornal Económico, o Governo decretou, através de decreto-lei publicado em Diário da República, que a venda de automóveis seja suspensa durante a vigência do Estado de Emergência, prolongado, para já, até 17 de abril.

Segundo o decreto, o foco deverá estar colocado no “exercício de comércio por grosso e a retalho de distribuição alimentar”, de modo a assegurar as cadeias de abastecimento de bens e serviços essenciais”. Deste modo, o Governo decreta “a suspensão das atividades de comércio de velocípedes, veículos automóveis e motociclos, tratores e máquinas agrícolas, navios e embarcações”, pode ler-se.

Os efeitos do covid-19 têm sido devastadores para o mercado automóvel nacional. Em março, as vendas tiveram uma queda de 57% face a mês homólogo de 2019.

Em declarações ao Motor 24, Hélder Pedro já assumira, anteriormente, estarmos perante um “cataclismo” no setor. “O mês acabou com estes 57% de quebra, mas desde o dia 16 de março, a quebra é de 80%, ou seja, desde o [decreto do] Estado de Emergência que o setor parou e agora vamos ver o que será abril. Porque desde 16 de março caiu 80% e é isso é que importa destacar, essa infeliz situação”, referiu ao Motor 24, lembrando ainda que o setor automóvel é tradicionalmente um dos mais afetados quando existem cenários de crise no país.

‘Porta aberta’ às vendas online

Se as vendas em concessionário estão proibidas, o mesmo não se aplica às vendas digitais, ou seja, concretizadas a partir dos sites das marcas. As mesmas podem continuar a ter lugar, havendo até quem faça entregas dos veículos novos ao domicílio, numa tarefa que permite isentar os compradores da tarefa de levantar o veículo num determinado ponto.