Nesse contexto, foi feito no Estado americano da Virginia um live trail em termos de comunicação 5G de veículos conectados e da tecnologia de computação multi-acesso, no qual o Grupo Stellantis participou.
No ensaio ao vivo deste novo conceito de segurança do condutor e dos peões testaram-se novas tecnologias de roaming para aplicação na segurança rodoviária.
“TORNAR AS ESTRADAS MAIS SEGURAS PARA OS CONDUTORES E PARA OS PEÕES É O OBJETIVO FINAL DO DESENVOLVIMENTO DESTAS TECNOLOGIAS DE PRÓXIMA GERAÇÃO”, SUBLINHA NED CURIC, CHIEF TECHNOLOGY OFFICER DA STELLANTIS.
Nos ensaios foi usada um Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid, equipado com tecnologias vehicle-to-everything (V2X) e alertas de segurança ao condutor.
“Com a 5GAA, estamos a trabalhar com líderes do setor em todo o mundo, para ajudar a preparar o caminho para que a tecnologia autónoma possa beneficiar os nossos produtos e, em última análise, os nossos clientes”, sublinha Ned Curic.Participaram, também, no programa de testes realizado na Virginia os seguintes parceiros da 5GAA: Intel, Verizon, American Tower, Capgemini, Telus, Harman, Virginia Tech Transportation Institute e Virginia Department of Transportation.
A Stellantis explica que se encontra ativamente envolvida em várias iniciativas a nível global, incluindo um programa de testes semelhante, realizado em Turim, Itália, destinado a avaliar a tecnologia 5G e a gestão de grandes volumes de dados, incluindo o dimensionamento e a configuração de capacidades de computação dentro das viaturas.
A comunicação sem fios a alta velocidade é tida como um elemento-chave para permitir um aumento dos níveis de autonomia dos veículos, bem como de futuros serviços conectados e tecnologias de mobilidade.
O pacote de tecnologias de teste instalado no Wrangler 4xe plug-in hybrid permite ao veículo prevenir as infraestruturas próximas da sua posição, de modo a alertar os peões e outros veículos, mas também receber notificações de emergência da rede de telecomunicações.
Com uma ligação 5G de alta velocidade e tecnologia MEC, o sistema pode rapidamente tomar decisões no momento e local onde os dados são recolhidos, um cruzamento, por exemplo, de modo a poder comunicar eventuais riscos de segurança para os peões e veículos que se aproximem.