Vida além dos carros. Lotus faz das melhores bicicletas do mundo

05/11/2023

A Lotus (que recentemente voltou a estar oficialmente representada em Portugal, tanto para a importação de novos modelos, como para assistência após-venda), distingue-se de marcas como a Ferrari, Porsche ou Lamborghini por apostar na redução de peso antes de pensar em aumentos loucos de potência para atingir performances dignas de um superdesportivo. Fórmula que não aplica somente nos automóveis. A marca fundada no início da década de 50 por Colin Chapman tem um historial de sucesso também na produção de bicicletas de competição, que esta espetacular e-bike homenageia.

Inspirada no modelo Type 108 que a equipa britânica de ciclismo de pista levou aos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, com o design aerodinâmico das versões mais recentes, usadas nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a novíssima Type 136 é fabricada artesanalmente, num chassis em fibra de carbono para um peso total de apenas 9,8 kg. Para este valor referencial muito contribuem os componentes de última geração, incluindo o motor elétrico mais leve do mundo, incorporado no avançado sistema Watt Assist Pro Motor da High Performance System, num conjunto com só 1,2 kg de peso. O motor: 300 gramas! A bateria, em forma de garrafa de água, pode ser extraída com o simples toque de um botão.

Numa primeira fase do lançamento, a nova Lotus Type 136 estará disponível apenas na versão First Edition, por preços a partir de 25.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.